Justiça Eleitoral paulista leva atendimento biométrico ao eleitor

Atendimento temporário aconteceu em diferentes locais

Banner onde se lê "biometria" sobre um fundo de dedoches com penteados e roupas diversas

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) iniciou o ano de 2019 com o cadastramento biométrico obrigatório em 479 municípios do Estado. E para intensificar o número de pessoas com as digitais cadastradas, a Justiça Eleitoral tornou-se mais próxima do cidadão ao implementar ações de atendimento em diferentes locais das cidades.

Até o momento, foram registrados 1.027 projetos de atendimento temporário, concluídos ou em andamento, nos quais foram realizados cerca de 1 milhão de cadastramentos biométricos. Os locais de atendimento são variados, como em Prefeituras e Câmaras Municipais, fóruns, postos de saúde, escolas, shoppings, empresas, supermercados e clubes. A Justiça Eleitoral busca, assim, ser mais acessível aos eleitores, inclusive àqueles que moram em bairros distantes dos cartórios.

Também foram realizadas mais de 450 ações visando à divulgação da campanha da biometria. Dentre estas, grande parte incluiu também o agendamento itinerante de vaga para o eleitor ser atendido em cartório, em data e horário que fossem mais convenientes.   

Ônibus em Taboão da Serra

Para os eleitores de Taboão que moram em regiões carentes e com dificuldade de transporte, a Justiça Eleitoral, em parceria com a Prefeitura Municipal, está oferecendo transporte até a Central de Atendimento ao Eleitor. O ônibus é cedido pela Prefeitura e tem capacidade para levar até 46 passageiros sentados.

Trata-se de um projeto-piloto, que se iniciou em 25 de setembro.

Entenda a biometria

Atualmente, o cadastramento biométrico obrigatório acontece em 449 municípios as datas de término variam entre outubro e dezembro de 2019. O eleitorado dessas cidades e das outras 30 que concluíram o procedimento nos meses de agosto e setembro já será identificado pelas digitais ao votar nas eleições de 2020. O procedimento oferece mais segurança ao processo de identificação, uma vez que impossibilita uma pessoa de votar no lugar de outra.

Entre os 479 municípios que integram o ciclo da biometria para 2019, as maiores são São José dos Campos, Limeira e Taboão da Serra. Na capital e nas demais cidades, a biometria será obrigatória em um futuro próximo, portanto é recomendável que o eleitor se adiante e já faça o procedimento a fim de evitar filas.

 

Confira se a biometria é obrigatória em sua cidade.

Saiba mais sobre a biometria em São Paulo.

 

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido