Justiça Eleitoral atende 122 mil pessoas no último dia do prazo

Quarta-feira (9) foi a data-limite do calendário eleitoral para alistamento, transferência e atualização de dados

Data final de alistamento
Central de Atendimento do Anhangabaú recebeu mais de 1.300 eleitores nesta quarta

Os cartórios eleitorais e os postos de atendimento da Justiça Eleitoral em todo o Estado de São Paulo atenderam 122,7 mil pessoas somente na última quarta-feira (9), data-limite do calendário eleitoral para alistamento, transferência e atualização de dados. Após esse dia, conforme estabelece o art. 91 da Lei nº 9504/97 (Lei das Eleições), o cadastro é fechado para a preparação do pleito.

Desde o dia 30, os cartórios funcionaram em horário ampliado, com início de atendimento às 9h. Foram atendidos todos os eleitores que chegaram até as 18h, horário previsto para o fechamento.

Devido à alta procura dos cidadãos que decidiram regularizar sua situação eleitoral apenas no último dia, ocorreram filas em vários dos cartórios. Na cidade de São Paulo, o lugar mais procurado foi o Posto de Atendimento do Anhangabaú, no centro, que recebeu 1.330 pessoas. Apesar das filas, o fluxo correu bem nesse local, devido ao elevado número de kits biométricos (29) e funcionários (50) para realizar o atendimento.

Nos dias que antecederam o encerramento do cadastro, a Justiça Eleitoral atuou em regime de plantão, com funcionamento em horário estendido inclusive nos fins de semana (28 e 29 de abril e 04 e 05 de maio) e no feriado de 1º de maio.

Considerando-se apenas os últimos dez dias, foram atendidos 668,2 mil eleitores. Para efeito de comparação, o número foi de 650 mil atendimentos nesse mesmo período de 2016.

Cidades com biometria obrigatória

A quarta-feira representou também o fim do prazo para os eleitores regularizarem sua situação nos 84 municípios com biometria obrigatória. Nessas cidades, quem não compareceu ficará impedido de votar nas eleições de 2018. Esses cidadãos poderão realizar a biometria a partir de 5 de novembro, quando será reaberto o cadastro eleitoral.

Os cartórios e postos de atendimento desses municípios tiveram alta procura no dia de encerramento do prazo. Destaque para a Central de Atendimento de Guarulhos, no Jardim Cumbica, com 1.445 atendimentos, e de Sorocaba, no shopping Esplanada Iguatemi, com 1.404.

Funcionamento dos cartórios

A partir desta quinta-feira (10), os cartórios eleitorais estarão abertos para atendimento ao público apenas para os seguintes serviços: emissão de segunda via de título eleitoral e emissão de certidão de quitação eleitoral. O horário de atendimento volta ao convencional: das 12h às 18h.

Vale ressaltar que, para essas duas espécies de serviço, o eleitor conta com comodidades. No caso do cidadão que está com o título regular e só precisa solicitar a segunda via, pode ser baixado o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral que exibe na tela do celular a versão digital do documento. Quanto à certidão de quitação eleitoral, esta pode ser emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde que não existam pendências.

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Assista nossos vídeos no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido