imprimir    salvar
Logo da campanha Mesário Voluntário 2015
Você mesário
#vocemesario

Mesário

Mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos no dia das eleições. Com o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos. Eles são convocados pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei, maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Os mesários realizam todos os trâmites na seção eleitoral para receber e orientar o eleitor no dia da votação.
O Estado de São Paulo contou, na última eleição de 2014, com 507 mil mesários. Desse total, 110 mil se prontificaram espontaneamente para ajudar nos trabalhos. 

Em todo o país, a Justiça Eleitoral contou com 2,4 milhões de mesários, sendo 1,3 milhão de voluntários. A Justiça Eleitoral pretende, a cada eleição, elevar esse percentual. 

Estado de São Paulo                 Brasil                  
Mesários507.0002.400.000
Mesários voluntários110.0001.300.000
% mesários voluntários21,70%54,17%

 O trabalho dos mesários é considerado de suma importância para o bom andamento das eleições e são eles os responsáveis por garantir a segurança e algumas garantias previstas na Constituição de 1988.  


Aplicativo Mesários

Android iOS

O aplicativo “Mesários” leva informações a cerca de dois milhões de colaboradores que participam do processo eleitoral, com instruções, orientações e perguntas e respostas de forma a complementar o treinamento dos mesários e auxiliar no esclarecimento de dúvidas.

 

Faça sua Inscrição 

Encontre o número do seu título eleitoral 

Dúvidas frequentes 

Gestor Responsável: Coordenadoria de Comunicação Social +