Verdade eleitoral é garantida pela urna eletrônica, diz presidente do TRE

Neste ano, o emprego das urnas em eleições completa 25 anos

Nuevo Campos

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, o aniversário de 25 anos do uso das urnas eletrônicas em eleições brasileiras, celebrado neste ano, é uma oportunidade para destacar a segurança que o sistema eletrônico de votação confere ao processo eleitoral.

“Experimentamos um avanço nesse período. O processo de votação em cédula era vulnerável: várias pessoas participavam da apuração, que era demorada, e muitos cidadãos tinham dificuldade de lançar o voto adequadamente, o que gerava muitas vezes anulação de votos”, lembra o desembargador.

“A urna veio trazer uma legitimidade muito maior ao processo de votação. Ela garante aquilo que chamamos de ‘verdade eleitoral’, pois aquilo que é digitado na urna corresponde exatamente à expressão do voto do eleitor”, prossegue o magistrado, segundo o qual, além das auditorias por que passam as urnas, o próprio resultado das eleições confirma a segurança do voto eletrônico.

“Nas eleições gerais de 2018, por exemplo, renovamos mais de 50% do Congresso Nacional. Políticos tradicionais, por diversas razões, não foram reeleitos, e novos nomes foram vitoriosos, sem contar a mudança no poder executivo federal. Por essas razões, é preciso comemorar os 25 anos de um sistema que traz segurança e afastou muitas distorções do processo de votação”, destaca Nuevo Campos.

O presidente do TRE e o advogado eleitoralista Alberto Rollo participaram de encontro promovido pela TV Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (24). Na ocasião, Rollo afirmou que confia plenamente na urna eletrônica. “Eu costumo dizer que o sistema não é 100% seguro, é 101%, afinal, são mais de 30 itens de segurança, e é louvável que o doutor Nuevo Campos venha a público para tratar do tema, tranquilizando mais de 140 milhões de eleitores brasileiros.”

Bodas de prata

As urnas eletrônicas foram utilizadas pela primeira vez nas eleições municipais de 1996 em algumas cidades brasileiras e, nos pleitos seguintes, foram sendo adotadas em vários municípios brasileiros. Em 2000, a votação eletrônica alcançou todas as cidades do país.

Neste ano, a Justiça Eleitoral paulista promoverá eventos para celebrar os 25 anos da urna eletrônica. A ocasião servirá para explicar, com textos educativos, o funcionamento das urnas. O TRE-SP entende que os debates em torno do sistema eletrônico de votação são instrumentos de promoção da cidadania.