Título e local de votação

De acordo com a Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições), o cadastro eleitoral fica fechado nos 150 dias que antecedem a eleição, não sendo possível qualquer operação que o altere nesse período. Portanto, para poder votar em 2022, é preciso requerer o título de eleitor até 4 de maio. O eleitor que está com o título cancelado, também deve solicitar a regularização até essa data.

Todos os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral estão disponíveis online

Não é necessário apresentar o título para votar, bastando um documento de identificação com foto, mas ele é importante por conter a seção eleitoral em que o eleitor vota. Também é possível consultar a seção eleitoral aqui.

O eleitor pode obter o título na versão digital, que substitui o documento impresso, por meio do download do aplicativo do e-Título, disponível nas lojas da Apple Store e Google Play.O e-Título com foto é válido como documento de identificação na hora do voto. Eleitores que possuem o documento com foto são aqueles que realizaram o cadastramento biométrico.

A consulta à situação eleitoral mostra uma das seguintes situações:

  • Regular – o eleitor está inscrito para o exercício do voto;
  • Cancelada – a inscrição foi cancelada por alguma das causas previstas no art. 71 do Código Eleitoral (não comparecimento em três eleições consecutivas ou falecimento, por exemplo);
  • Suspensa – a inscrição que está indisponível para o exercício do voto, em razão de conscrição (alistamento militar) ou restrição de direitos políticos.