Com Semana do Jovem Eleitor, Justiça Eleitoral paulista tem maior procura nos cartórios

A Semana do Jovem Eleitor, ocorrida na semana passada (21 a 25 de outubro), trouxe mudança nas rotinas dos cartórios do Estado de São Paulo. De segunda a sexta-feira, verificou-se um aumento de 61,79% na procura do título por parte dos jovens paulistas: os 425 cartórios do Estado emitiram 19.451 novos títulos de eleitor.

cartaz da campanha jovem eleitor do TSE

A Semana do Jovem Eleitor, ocorrida na semana passada (21 a 25 de outubro), trouxe mudança nas rotinas dos cartórios do Estado de São Paulo. De segunda a sexta-feira, verificou-se um aumento de 61,79% na procura do título por parte dos jovens paulistas: os 425 cartórios do Estado emitiram 19.451 novos títulos de eleitor. A comparação é em relação à semana anterior (14 a 18 de outubro), quando 12.022 novos eleitores foram constatados nos sistemas.

A campanha, que tinha como foco o aumento do número de jovens eleitores, ocorreu em todo o país. Em São Paulo, todas as unidades eleitorais ampliaram o horário de atendimento em três horas, abrindo o cartório ao público também no período da manhã: das 9 às 18 horas. Além disso, alguns cartórios promoveram ações específicas para incentivar estudantes de 16 a 18 anos na busca pelo documento.

Assim, na capital, a zona eleitoral de Pinheiros promoveu palestra em três escolas com ensino médio. Ao todo, o juiz Paulo Nimer Filho falou para cerca de 500 alunos. Abordou temas diversos ligados à política na busca pela conscientização do jovem no assunto.

Interior

No interior, além de palestras, algumas zonas eleitorais promoveram o pré-alistamento de alunos interessados no título eleitoral e, mediante acordo com as Prefeituras, conseguiram transportar os estudantes ao cartório, em data posterior, para buscar o documento.

Diversos juízes enviaram ofícios e cartazes a todas as escolas da circunscrição solicitando apoio na divulgação da Semana do Jovem Eleitor. Outros encaminharam, ainda, a Cartilha do Jovem Eleitor, material didático desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral que trata de temas como democracia, aborda a estrutura da Justiça Eleitoral e presta esclarecimentos sobre eleição e voto.

Com o intuito de melhor propagar a campanha, algumas zonas eleitorais optaram pela divulgação em carros de som, mediante acordo com a Prefeitura, ou em rádio e jornal locais.

Os cartórios que atendem a mais de um município inovaram: um deles montou, durante a semana, postos de atendimento em cidades pequenas para facilitar a procura pela Justiça Eleitoral; outro abriu, excepcionalmente, à noite para estender o atendimento a estudantes do período noturno.

Outros serviços

Além do resultado obtido com novos jovens eleitores, os cartórios constataram que a Semana do Jovem Eleitor refletiu ainda na procura por outros serviços. O número de transferências, por exemplo, cresceu 33,84%, em relação à semana anterior (14 a 18 de outubro).
É importante lembrar que as pessoas têm até 7 de maio para realizar o alistamento eleitoral, transferência, segunda-via e revisão.

 

Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido