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Imprensa

12 de maio de 2017 - 14h26

Banner campanha de biometria: A digital de cada um faz a diferença

TRE paulista promove campanha para incentivar cadastramento biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) promove, a partir de segunda-feira (15/5), campanha nas emissoras de televisão para incentivar os eleitores do Estado a fazerem o cadastramento biométrico. O filme publicitário foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conforme dados apurados em abril, dos quase 33 milhões de eleitores do Estado, 7,4 milhões (22,56%) já colheram as digitais. Atualmente, em 82 cidades o comparecimento é obrigatório. Quem não atender ao chamamento da Justiça Eleitoral nesses locais terá o título cancelado e, entre outros impedimentos, não poderá obter passaporte, fazer empréstimos em bancos públicos, além de não votar nas eleições de 2018.

Segundo o presidente do TRE, des. Mário Devienne Ferraz, “é um grande desafio levar todos os eleitores do Estado aos cartórios para atualizarem seu cadastro”. Ferraz explica que “a grande vantagem da identificação biométrica é eliminar a única etapa do processo de votação que ainda possui um componente manual”. Com o uso dessa tecnologia, afirma, o processo, “que já é seguro e confiável, terá eliminada qualquer possibilidade de fraude no momento da identificação do eleitor”.

Na cidade de São Paulo, o comparecimento ainda é facultativo. No entanto, o presidente do TRE recomenda que o eleitor agende o seu atendimento e se antecipe à obrigatoriedade. “Precisamos aumentar de forma significativa o número de eleitores com biometria, a fim de evitarmos um grande fluxo nos cartórios, quando o cadastramento se tornar obrigatório”, argumenta. Dos quase 8 milhões de eleitores paulistanos, 32% possuem a biometria.

 

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