Segunda via de título eleitoral
Descrição
É o ato pelo qual a pessoa solicita a segunda via do título eleitoral, sem nenhuma alteração dos seus dados cadastrais.
Requisitos
Comparecer ao Cartório Eleitoral, posto de atendimento de seu município ou aos postos eleitorais instalados no Poupatempo; ou solicitar a revisão de forma online através do Título-Net; ou baixar o aplicativo E-Título para impressão da via digital do título eleitoral.
Documentos necessários
1. Documento de identificação original. Podem ser aceitos:
a) RG.
b) Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento.
c) Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc).
d) CNH, inclusive digital, e mesmo que transcorrido o prazo de sua validade.
e) Passaporte, desde que contenha todos os dados necessários à qualificação da pessoa, inclusive a filiação.
Atenção: os documentos devem ser apresentados em original, estar legíveis, sem abreviaturas e em bom estado de conservação, dentro do prazo de validade.
Forma de prestação do serviço
Presencial
Agendamento - O atendimento nos cartórios eleitorais ou nos postos de atendimento é realizado por agendamento através do site www.tre-sp.jus.br, em "Eleitor > Agendamento".
O atendimento presencial também poderá ser agendado por meio do WhatsApp ou do e-mail da zona eleitoral.
Para atendimento nos postos eleitorais instalados no Poupatempo o agendamento deve ser realizado através do site www.poupatempo.sp.gov.br.
A disponibilidade do serviço e eventual suspensão do atendimento presencial em virtude da pandemia da Covid-19 são informadas na página do agendamento.
Online
Mediante preenchimento do formulário Título Net, disponível na página do TRE-SP (menu Eleitor e eleições/Atendimento online/Título de eleitor).
Atenção: Caso haja dúvida, consulte a Central de Atendimento pelo telefone 148 – Serviço tarifado (custo de ligação local).
Consulte aqui o endereço das Unidades de atendimento Poupatempo.
Período para requerer o serviço
Durante todo o ano.