É falso que mesário ativou 5 mil urnas eletrônicas em Campinas e Guarujá

Circula na rede social Facebook um vídeo chamado “O mesmo mesário ativou urnas eletrônicas em Campinas e Guarujá na mesma hora!! Isso dá uma cadeia lascada”, no qual o entrevistado alega que uma única pessoa “ativou 5 mil urnas em 4 dias” em Campinas e no Guarujá no mesmo dia, simultaneamente.

A informação do vídeo é falsa. A urna eletrônica não precisa ser “ativada” em momento algum. O equipamento é enviado aos locais de votação, na véspera da eleição, com os softwares previamente instalados e lacrados pelos servidores da Justiça Eleitoral. O procedimento de instalação é realizado em cerimônia pública e acompanhado por autoridades como o juiz eleitoral, representante do Ministério Público eleitoral e outras entidades como a OAB e partidos políticos.

No dia da eleição, antes de o primeiro eleitor votar, uma das funções do mesário, que só tem contato com a urna no dia da votação, é ligar a urna na tomada e no botão “liga/desliga”. Após, é necessário fazer o teste de teclado da urna, conforme as instruções que aparecem na tela. Por fim, um documento chamado zerésima é impresso, comprovando que a urna possui zero votos.

Cabe, ainda, ao mesário verificar na tela da urna se estão corretos os dados referentes a município, zona, seção, seção agregada (se for o caso), data e hora, e se a urna está operando com energia elétrica.

A presença dos mesários é registrada no terminal do eleitor, aparelho que também é utilizado para a identificação dos eleitores. Isso ocorre apenas, de forma presencial, na própria seção eleitoral para a qual o mesário foi designado.

Além disso, o número total de 5 mil urnas também não é correto. Em Campinas há 2.495 seções eleitorais, e no Guarujá são 682. Ou seja, somando os dois municípios, tem-se o total de 3.177 urnas dispostas para a votação em 2022.