Universitários de Jaboticabal visitam TRE

Universitários de Jaboticabal visitam TRE

No dia 5 de setembro, 28 estudantes de Direito partiram de Jaboticabal às 4h da manhã rumo ao TRE, a fim de conhecer a Justiça Eleitoral. Às 11h30, foram  recepcionados pela equipe da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP) para uma ação de visita monitorada nas dependências da Sede I do Tribunal.

Logo depois do almoço, todos os alunos se dirigiram à sala de treinamento e lá passaram a assistir atentamente à miniaula proferida pela EJEP. Na sala, três estudantes já tinham sido mesários e ajudaram no diálogo com os outros presentes.

E, como a EJEP segue um pouco do que diz o filósofo Mário Sérgio Cortella, de que “só fazemos coisas que nos emocionam, já que ‘emovere’ significa ‘aquilo que mexe com você’”, foi passado um vídeo em que pessoas comuns recebem uma notícia inverídica e repassam sem nenhum tipo de checagem, sendo questionadas depois. Ao final do filme, em um outro contexto, há um depoimento de uma garota cuja mãe foi morta por ser confundida com um falso retrato falado de uma raptora de crianças. Tudo para ilustrar o efeito das “fake news”.

Depois da palestra, os estudantes se dirigiram à sessão plenária e puderam assistir ao rito dos julgamentos, sendo saudados de maneira acolhedora pelos membros da Corte. De volta à sala de treinamento, às 16h30, todos estavam animados com o dia cheio que haviam tido e, então, em uma alusão aos votos dos magistrados, passaram a fazer “deliberações”, votando se sairiam para conhecer um pouco mais de São Paulo antes de voltarem para Jaboticabal.

Das avaliações, extraímos os seguintes dizeres: “Muito esclarecedor! Meus conceitos mudaram a partir deste curso”; “Fica o pedido para que continuem o trabalho de vocês, não podemos perder nossa maior demonstração da democracia, que é uma eleição justa”.

A EJEP continua na sua missão de trazer os estudantes para junto da Justiça Eleitoral, valorizando, como disse a filósofa alemã Hannah Arendt, a “vita activa”, termo que se referia a uma vida em que nos envolvemos ativamente como cidadãos na arena pública.