Partiu Monte Mor

Ação de cidadania em Monte Mor

Nada como uma experiência de eleições com crianças e adolescentes para entender suas esperanças num futuro melhor. A equipe da Escola Judiciária Eleitoral Paulista – EJEP partiu de mala e cuia para Monte Mor para realizar as eleições do Grêmio Estudantil 2019, na Escola Municipal Vista Alegre, no dia 17 de maio, em parceria com a 358ª ZE.

Tudo começou com o projeto do professor de Biologia Ignacio Almeida Flor, que queria maior envolvimento dos jovens com a instituição de ensino. Ao longo do processo, as candidatas fizeram campanha e apresentaram aos eleitores suas propostas de governo.

Isso mesmo: candidatas! Diferente do que se observa na política nos dias de hoje, a participação feminina foi surpreendente: 100% das candidatas eram mulheres! Foram 562 votos válidos e, ao final, a eleita  - Nicoly Fayffer Duarte de Oliveira -  disse querer a construção de um jardim bem bonito num espaço ocioso da Escola... só para começar. Entre assovios e aplausos, recebeu o diploma da secretária da EJEP, Vanessa Nigres Diniz.

Nas avaliações dos alunos, destacamos os seguintes comentários: “Gostei muito desta ideia, pois deve ter ajudado muitas pessoas a entenderem a importância do voto e da democracia” ;  “Eu acho que o futuro grêmio deve ordenar a escola com muita sabedoria”;  “Essa experiência foi incrível! Valeu a pena ficar na fila e conhecer a urna eletrônica... estarei preparada no futuro ”; “ Além de melhorias na escola, foi um modo de diversão para nós!”