EJEP recebe professor italiano em palestra sobre "fake news"

A Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP) recebeu, no último dia 8 de agosto, Andrea Pisaneschi, Professor Doutor titular de Direito Constitucional no Departamento de Direito da Universidade de Siena, na Itália.

Acompanhado de André Ramos Tavares, Professor Doutor titular da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Pisaneschi gravou uma aula, na qual discorreu sobre o tema “Fake news na regulação da União Europeia”. A palestra foi realizada na Escola Paulista da Magistratura (EPM) e está disponível na íntegra no canal do TRE no Youtube.

A partir da pesquisa que atualmente desenvolve e de sua vasta experiência acadêmica, com inúmeros cursos e palestras em Universidades da Colômbia, México, Costa Rica, Argentina e Espanha, o professor italiano apresentou interessante comparativo entre as normas de alguns desses países em relação às notícias falsas. Estas compreendem desde a forma mais branda, baseada em mecanismos de "soft law", até o controle praticamente total do Estado, com previsão de regras e sanções, podendo chegar, em momentos de crise, à suspensão temporária das redes sociais.

Em Siena, Pisaneschi é professor também na disciplina Direito Internacional dos Mercados. Ele já lecionou na Universidade Ca 'Foscari de Veneza e na Universidade L.U.I.S.S. de Roma e estuda há muitos anos a regulação financeira, área na qual escreveu vários livros e ensaios científicos publicados em importantes revistas italianas e internacionais.