EJEP, diálogo e filmes

Ação de cidadania com a Faculdade Damásio

No filme “O abutre”, de 2014, o personagem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal), ao enfrentar dificuldades para conseguir um emprego formal, decide entrar no submundo do jornalismo de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados. O roteiro discute o papel e os limites éticos e morais da mídia sensacionalista e as transformações das relações humanas pela tecnologia.

A Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP) faz essa ponte com o filme porque, nas palestras que ministra em instituições educacionais, dialoga com estudantes sobre narrativas alvo de notícias falsas disseminadas pelos que não praticam um jornalismo sério e também pela desinformação nas redes sociais. 

Foi o que ocorreu no dia 29 de abril, ao receberem os alunos de Direito da Faculdade Damásio. Ao recepcioná-los, o primeiro passo é mostrar um panorama da Justiça Eleitoral, para depois falar sobre o processo eletrônico de votação, consciência do voto e fake news.

Após a palestra e a visita dos alunos à sessão de julgamento, um questionário é distribuído a todos. Entre as perguntas, está a seguinte: “Você passou a entender melhor o sistema eletrônico de votação?”. Todas as respostas foram positivas! 

A EJEP promove ações para ampliar o repertório dos que se interessam pelo cenário eleitoral e político em que vivemos, além de desenvolver projetos educacionais que reforcem uma cultura democrática e cidadã.