Ação de cidadania: Visita Monitorada

Ação de cidadania com a Faculdade Estácio de São Paulo

No dia 28 de maio, a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP) recebeu alunos de Direito do Centro Universitário Estácio de São Paulo – Unidade Vila dos Remédios. Durante a visita, foram esclarecidas as funções e responsabilidades da Justiça Eleitoral, as principais ações que ensejam a perda de mandato dos eleitos, o caminho percorrido pelos candidatos até chegar ao pleito e, ainda, a segurança da urna eletrônica.

Na turma, havia um ex-candidato e um mesário, o que ajudou a aquecer os debates sobre o processo eleitoral e a urna eletrônica. A equipe da EJEP falou, também, sobre o mesário voluntário, lembrando como seria importante ter estudantes conscientes e engajados para compor a legião de colaboradores da Justiça Eleitoral.

Depois da palestra, os alunos se dirigiram à sessão plenária, assistindo a sustentações orais sobre prestação de contas.

Para finalizar, alguns dos alunos puderam realizar a biometria na 1ª ZE – Bela Vista, onde a chefe, Cíntia Hiromi Nasaka, fez um tour com os alunos, explicando os principais afazeres e responsabilidades do cartório.