Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - SP

Secretaria de Gestão da Informação e Documental

Coordenadoria De Gestão Da Informação

Seção de Legislação

RESOLUÇÃO Nº 63, DE 25 DE AGOSTO DE 1998.

Dispõe sobre  a  proibição  de pichação, pintura, inscrição a tinta, colagem de  cartazes, faixas, placas, assemelhados e a veiculação de propaganda eleitoral nos bens que especifica, e dá outras providências.

O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o disposto no art. 30, XVII, art. 242, VIII, e art. 249, todos do Código Eleitoral, e art. 37, § 1º, da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1.997,

RESOLVE:

Art. 1º  Fica proibida no Estado de São Paulo a pichação, pintura, inscrição a tinta de cartazes, faixas, placas, assemelhados e a veiculação de propaganda eleitoral nos seguintes bens públicos:

I - de  uso especial, tais como os edifícios, terrenos, veículos e equipamentos aplicados a serviço  ou estabelecimento dos Poderes Públicos Federal, Estadual ou Municipal das administrações direta ou indireta;

II - dominiais, assim considerados os integrantes do patrimônio disponível dos Poderes Públicos referidos no inciso anterior;

III - nos de uso comum do povo, como mares, rios, estradas, ruas, praças, vias, equipamentos e logradouros públicos.

Art.  2º  É permitida a fixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados nos postes de iluminação pública, viadutos, passarelas e pontes, desde que não lhes cause dano, dificulte ou impeça o seu uso e o bom andamento do tráfego.

Art. 3º  A realização  de  propaganda eleitoral em desacordo com o disposto nesta Resolução sujeitará  o  responsável  à  restauração  do  bem  e pagamento de multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIR (art. 37, § 1º, da Lei nº 9.504/97)

Art. 4º  Compete aos Juízes Eleitorais, nos Municípios, e aos Juízes Auxiliares do Tribunal Regional Eleitoral, no Estado, exercer o poder de polícia sobre a propaganda eleitoral realizada em desacordo com o disposto nesta Resolução.

Parágrafo único.  Nos Municípios com mais de uma Zona Eleitoral essa fiscalização será exercida pelo Juiz da Zona Eleitoral de numeração mais baixa.

Art. 5º  O responsável pelo descumprimento das disposições contidas nesta Resolução será notificado para, querendo, apresentar defesa em 24 horas, seguindo-se decisão no prazo máximo de quarenta e oito horas.

Art. 6º  Ordenada a restauração do bem o responsável será notificado para fazê-la no prazo de quarenta e oito horas, sob pena de desobediência (art. 347 do Código Eleitoral).

Art. 7º  Constatado o descumprimento da ordem, sem prejuízo da  apuração da responsabilidade penal do infrator, os Juízes Eleitorais oficiarão de imediato às Prefeituras Municipais para que procedam à restauração  do  bem, ressarcindo-se  dos  custos respectivos pelo responsável.

Parágrafo único. Os custos com a restauração do bem serão consideradas gastos eleitorais, sujeitos a registro e aos limites fixados no art. 26 da Lei nº 9.504/97.

Art.  8º  Esta Resolução  entrará  as vigor na data em publicação, revogadas de sua disposições em contrário.

Sala das Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, aos vinte e cinco de agosto de mil novecentos e noventa e oito.

DES. NELSON SCHIESARI

PRESIDENTE

DES. JÚLIO CESAR VISEU JÚNIOR

VICE-PRESIDENTE

JUÍZA ANNA MARIA PIMENTEL

JUIZ EDUARDO CARVALHO TESS

JUIZ EDUARDO DOMINGOS BOTTALLO

JUIZ OTÁVIO HENRIQUE DE SOUSA LIMA

ALICE KANAAN

PROCURADORA REGIONAL ELEITORAL

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido