Eleição de Grêmio Estudantil com urnas eletrônicas é promovida pela EJEP no Colégio Mackenzie

As alunas e os alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie puderam experimentar, na prática, como é a realização de eleições com urnas eletrônicas. Em mais uma iniciativa do programa “A Justiça Eleitoral vai até você”, a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP) promoveu, no dia 25 de setembro de 2025, a eleição para o Grêmio Estudantil na instituição de ensino, por meio de urnas, especialmente parametrizadas, cedidas pelo TRE-SP.
Ao longo do período da eleição, estudantes vivenciaram todas as etapas da votação. Além da escolha efetiva dos candidatos nas urnas, participaram da emissão das zerésimas, confirmando a ausência de votos nas urnas eletrônicas; realizaram o controle dos cadernos de votação e a organização das filas de eleitores e, ao final, ainda acompanharam a impressão dos boletins de urna, contabilizando os votos registrados nas chapas concorrentes.
O pleito contou com a participação de 840 estudantes, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, que tiveram a oportunidade de votar em cinco seções instaladas no colégio. Ao todo, oito chapas, compostas de presidentes e vices, concorreram à eleição.
Finalizada a votação, foram apurados 703 votos válidos, dos quais 156 elegeram a chapa vencedora “Mack Detona Ralph”. A consagração dos eleitos foi anunciada pela Coordenadora da EJEP, Vanessa Nigres Diniz, que aproveitou para agradecer a participação das candidatas, dos candidatos e dos eleitores e especialmente aos mesários, ressaltando a sua importância para a concretização da eleição. Em um palco na quadra do colégio, em meio à intensa comemoração dos vitoriosos, a presidente do grêmio eleita, Sara Batista Cunha, agradeceu àqueles que escolheram a chapa.
A ação de cidadania “Eleição de Grêmio Estudantil” desenvolve atividades relacionadas ao funcionamento da Justiça Eleitoral por meio do aproveitamento do processo eleitoral no ambiente escolar. O objetivo é enfatizar práticas democráticas, como a escolha dos candidatos, de forma análoga ao que ocorre nas convenções partidárias, campanhas eleitorais, debates e votação nas urnas eletrônicas.
Em evento preparatório anterior, realizado no dia 22 de setembro, 26 estudantes participaram de visita monitorada ao TRE-SP. Na ocasião, as candidatas e os candidatos aos cargos do grêmio participaram de uma exposição sobre as funções e a organização da Justiça Eleitoral. Também foi realizado no mesmo dia o treinamento com as urnas eletrônicas de mesárias e mesários que iriam atuar no dia da votação.
A cerimônia de diplomação dos eleitos, última etapa do programa, está prevista para o dia 29 de setembro.

