Alunos da PUC-SP visitam o Tribunal

2023 05 03 Visita Monitorada - PUC-SP 3

A EJEP recebeu na tarde do dia 4 de maio mais uma Visita Monitorada ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Desta vez, 46 alunos do 1º ao 9º período do curso de Direito da PUC-SP, acompanhados pelas professoras Gabriela Shizue Soares Araújo e Juliana Cardoso Ribeiro Bastos vieram participar da atividade.

Durante a exposição dialogada, a servidora Nísia Pudwell, da Seção de Publicações e Pesquisas, discorreu sobre a estrutura do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e sobre as fases do processo eleitoral nacional. Além disso, divulgou aos estudantes o Programa Mesário Voluntário Universitário, que pode ter horas revertidas em atividade curricular complementar. Conheça mais sobre o programa CLICANDO AQUI.

Os alunos da PUC-SP destacaram que “a visita ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo foi fundamental para o enriquecimento acadêmico”. Também disseram que “a visita foi fator contribuinte para a compreensão de todo o processo eleitoral e para evidenciar a seriedade do Tribunal em realizar um procedimento eleitoral democrático” e que foi “uma experiência nova” que “ajudou a compreender o TRE e esclarecer as teorias estudadas em aula com o julgamento”.

 

Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de ouvir pessoalmente do Presidente do TRE-SP, Desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, durante a sessão do Plenário, um agradecimento pela presença, destacando a importância de esses alunos e alunas participarem de ações como esta durante a faculdade e replicarem o conhecimento repassado na visita. Veja a matéria publicada pelo TRE-SP CLICANDO AQUI.

 

A vinda de estudantes ao Tribunal é sempre uma oportunidade de dividir informações importantes sobre tudo que acontece antes, durante e após as eleições, sanando dúvidas sobre o processo, principalmente no que diz respeito à votação eletrônica e à segurança das urnas. Também é comum que os participantes tragam episódios de suas próprias experiências como eleitores ou até como mesários, fazendo com que a troca seja sempre enriquecedora.