"A Justiça Eleitoral Vai até Você" em Itaim Paulista

2023 04 27 "A Justiça Eleitoral Vai até Você" em Itaim Paulista 6

A EJEP (Escola Judiciária Eleitoral Paulista) promoveu na última quinta-feira (27/04/2023), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tereza Setuko Koshimae Hatori a ação “A Justiça Eleitoral Vai Até Você”. Na ocasião, 742 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram das eleições do grêmio estudantil para o ano letivo de 2023.

 Previamente às eleições, os mesários selecionados dentre os estudantes da escola foram treinados pelo Cartório Eleitoral da 397ª ZE - Jardim Helena – São Paulo e todos os alunos aprenderam sobre temas e conceitos básicos de democracia e eleições, com os professores, por meio de material elaborado pela EJEP. Assim, durante a ação, os estudantes puderam exercer o conhecimento adquirido anteriormente. No dia do evento, a equipe da EJEP deslocou-se até a Escola, levando as urnas eletrônicas parametrizadas especialmente para aquela eleição, e conduziu a conclusão do processo eleitoral iniciado semanas antes, com a escolha dos candidatos, campanha eleitoral e debates.

 Após a votação e apuração dos votos, houve a cerimônia de diplomação, na qual o Presidente do TRE-SP, Desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, destacou a importância da ação para o fortalecimento da democracia entre os jovens e ressaltou o privilégio que temos em levar a ação para a escola, tendo em vista que o TRE-SP ainda não possui estrutura para alcançar todos os colégios do estado.

 Além do Presidente do TRE-SP, Desembargador Paulo Galizia, prestigiaram a cerimônia a Juíza Assessora Dra. Denise Indig Pinheiro, a supervisora da Diretoria Regional de Educação – Guaianases, senhora Hilcemara da Rocha Barbosa Ferreira, o supervisor de ensino da DRE – São Miguel, senhor Silvio Raimundo Chaves, a responsável pela Divisão dos Centros Educacionais Unificados, senhora Nadiege Bezerra Cazuza, o diretor da unidade educacional, senhor David Rocha e a professora Patrícia Melo.

 Nesse processo eleitoral, foi vitoriosa a Chapa “Todos Temos Voz”, que recebeu 290 votos. A chapa “R.E.P. – Revolucionar, Evoluir e Progredir” veio em segundo lugar, com 90 votos, seguida pela chapa “Unidos Para Mudar”, com 84 votos, chapa “Viver a Juventude”, quarto lugar, com 68 votos, e “Chapa de Todos” e “Chapa Estudantil” em quinto e sexto lugares, com 41 e 15 votos, respectivamente.

 Os estudantes, por meio de seus depoimentos, destacaram que a ação foi muito enriquecedora culturalmente, e que todas as etapas realizadas contribuíram para o aprendizado dos conceitos estudados.