A Justiça Eleitoral vai até você!" - CEU Heliópolis

"Em mais uma ação de cidadania do projeto “A Justiça Eleitoral vai até você!”, a Escola Judiciária Eleitoral Paulista foi até o CEU Heliópolis para, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), incentivar e explicar a importância de exercer o direito do voto, conhecer sobre seus direitos e deveres como cidadãos e, ainda, tirar dúvidas sobre o funcionamento do sistema eletrônico de votação. O evento, realizado em 21/09/2023,contou com a presença de 58 participantes do “Programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital” da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). 

Na palestra do TRE-SP, realizada por meio da EJEP, a coordenadora Vanessa Nigres Diniz e a chefe de seção Nísia Pudwell Chaves Beda conversaram com os participantes, apresentando as funções da justiça eleitoral, a importância do voto e incentivando o alistamento eleitoral. Em outro momento, a assessora da Coordenação de Políticas para Criança e Adolescente, Cecília Scifoni, palestrou aos jovens sobre a história de proteção dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil.

Para finalizar, os participantes foram convidados a conhecer as urnas eletrônicas em módulo de treinamento: encerrada a votação e expedidos os boletins de urna, foi realizada a apuração dos votos, e algo curioso aconteceu: houve empate entre os candidatos fictícios: “Boto cor-de- rosa” e “Natação”. Tal fato foi utilizado como caráter pedagógico sobre a importância e relevância de cada voto, vez que as abstenções – apenas 2 jovens, dos 58 presentes - poderiam ter alterado o resultado da eleição. “Todos nós temos direitos que merecem ser respeitados. Um deles é o voto, que nos permite escolher nossos representantes. Mas quando abrimos mão desse direito, transferimos esse poder de escolha a quem se dispõe a exercê-lo”, disse a Coordenadora da EJEP.