Escola que promoveu a eleição do grêmio estudantil recebe prêmio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos

2022 10 26 Premio 2

Data: 26/10/2022

A EMEF Armando Cridey Righetti, localizada na zona leste da capital, foi premiada, na data de ontem, 26 de outubro de 2022, no 9ª Prêmio de Educação em Direitos Humanos, evento organizado pelo Departamento de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento foi realizado no Teatro Paulo Autran, Sesc Pinheiros.

O projeto ganhador é denominado “Direitos Humanos construindo pontes para a Cidadania”, que tinha em seu projeto pedagógico a realização de eleição do Grêmio Estudantil, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Paulista e com a colaboração da 352ª Zona Eleitoral. Em 28 de abril do corrente ano, 776 estudantes puderam votar em urnas eletrônicas, para escolher entre as sete chapas que concorreram aos cargos em disputa. À época, foi inclusive realizada uma cerimônia de diplomação dos eleitos, com a participação do presidente do Tribunal, des. Paulo Galizia e juíza-assessora da Presidência, Denise Indig Pinheiro.

Outra instituição vencedora do Prêmio foi o CEI Parque Cocaia, com o projeto “Pequenos eleitores: exercendo a cidadania”, que, também se destacou pela utilização de urnas eletrônicas nas atividades de conscientização da importância da democracia.

O Prêmio de Educação em Direitos Humanos tem por objetivo reconhecer os esforços dos profissionais de educação e estudantes da Rede Municipal de ensino de São Paulo, incentivando as boas práticas e trabalhos sobre diversidade, racismo, bullying, equidade de gênero e soluções para uma educação que se preocupe com o próximo. Foi uma noite que celebrou o protagonismo dos estudantes para um futuro de uma sociedade mais justa e democrática.