EJEP visita jovens da Fundação CASA

EJEP 2022 07 14 Fundação Casa 1
Meninas da Fundação Casa participam de ação educativa da EJEP

A EJEP foi convidada pelo setor pedagógico da Fundação CASA - CAIP Ruth Pistori, a realizar uma ação educacional com as jovens para abordar aspectos gerais da Justiça Eleitoral e cidadania política. Na tarde de 14 de julho de 2022, a equipe se dirigiu ao local, localizado no bairro do Bom Retiro, onde foram recebidos pela diretora Eunice Francisca Meni dos Santos, e pela coordenadora pedagógica Patrícia O. G. Módolo, que explicaram todo o funcionamento da unidade, detalhando as atividades socioeducativas disponibilizadas para as adolescentes.

Durante a exposição às participantes, com faixa-etária de 14 a 16 anos, foram abordados os direitos sociais e políticos, em especial o direito de votar e ser votado, cidadania, as funções da Justiça Eleitoral, o funcionamento e segurança da urna eletrônica e desinformação, buscando a conscientização das adolescentes sobre a necessidade do protagonismo na construção política, sobretudo o feminino. As jovens mostraram-se curiosas e fizeram perguntas sobre a participação nas eleições. Cada uma recebeu um exemplar impresso do e-book Jovem Eleitor, que traz informações sobre os cargos em disputa nas eleições, ordem de votação, urna eletrônica e enfrentamento à desinformação.

A votação simulada em urna eletrônica foi um momento de especial interesse das jovens, vez que muitas estavam diante do equipamento pela primeira vez. Na oportunidade, estas puderam conhecer na prática todas as etapas do exercício do voto: emissão da zerésima, inscrição no terminal do mesário, digitação do voto na urna e emissão do Boletim de Urna com o resultado da votação.

“É importante que a Justiça Eleitoral se faça presente nessas instituições porque essas pessoas precisam ter a consciência de que nós estamos dispostos a atender nosso cidadão, a buscar essa aproximação, para levar esclarecimentos sobre o nosso trabalho, tornar o processo eleitoral mais transparente e, principalmente, mostrar a importância da nossa democracia”, analisa a coordenadora da EJEP, Vanessa Diniz.

Em 2022, foram alistados 1983 adolescentes em internação e internação provisória na Fundação CASA em todo o estado de São Paulo, com idades entre 16 e 20 anos. De acordo com a Resolução TSE 23.996/2021, adolescentes em internação podem votar em seções eleitorais dentro de unidades da Fundação CASA que cumprirem os requisitos para instalação. “Todas [as adolescentes] que quiseram, a gente fez o processo para tirarem o título de eleitor. Percebemos, de outras eleições para essa, que os jovens estão mais interessados”, comentou a diretora do CAIP Ruth Pistori. 

Verdadeiramente, foi uma ação de sinergia entre os envolvidos, em que a equipe da EJEP compareceu para levar informação sobre a Justiça Eleitoral e a importância do voto e voltou preenchida de esperança pela construção de novos caminhos para o exercício da cidadania.