EJEP realiza eleições para o Grêmio Estudantil do Colégio Mackenzie

Mackeleições 2022 diplomação
Cerimônia de diplomação dos eleitos para o Grêmio Estudantil do Colégio Mackenzie

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral Paulista promoveu ação para educação para a cidadania que consistiu no processo para a eleição do grêmio estudantil do Colégio Mackenzie. Trata-se da primeira ação presencial realizada pela EJEP após a pandemia.

Essa ação propiciou a vivência, no âmbito escolar, das principais etapas de uma eleição oficial: a escolha de candidatos, a propaganda, os debates, a votação, a proclamação dos eleitos e a diplomação. Essas atividades que se estenderam do dia 24 de maio a 20 de junho.

Houve, previamente, visita ao Plenário e treinamento com as urnas dos alunos e professores que participariam das eleições, tanto os candidatos (17/05) como os mesários (24/05). A Secretária da EJEP Vanessa Nigres Diniz e o Presidente do TRE e Diretor da EJEP, Desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, conversaram com os alunos, os quais puderam simular votação com a urna, usando candidatos fictícios, e tirar dúvidas sobre seu funcionamento.

Com o empréstimo das urnas eletrônicas, parametrizadas especialmente para essa eleição com os dados dos candidatos e alunos eleitores pela STI, a votação foi realizada no dia 28 de maio no pátio do colégio, com o deslocamento da equipe da EJEP, montagem das urnas e encerramento com a apuração dos resultados e proclamação da chapa escolhida pelos estudantes.

A ação foi concluída com a diplomação dos eleitos em cerimônia  realizada no auditório Ruy Barbosa, no dia 20 de junho, presidida pelo Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral. Desembargador Silmar Fernandes.