Cartórios eleitorais promovem ações de cidadania com materiais educativos produzidos pela EJEP

A Escola Judiciária Eleitoral Paulista produz materiais educativos para as ações de cidadania que podem ser utilizados pelos cartórios eleitorais, como roteiros e materiais de apoio às palestras, jogos educativos e cartilhas.

Registramos o feedback positivo de diversos cartórios que fizeram ações com base nesses materiais no primeiro semestre de 2022, ampliando o alcance da mensagem sobre educação política. Eis alguns deles:

Março/2022

Cartório da 287a Zona Eleitoral Mogi das Cruzes – Centro Educacional Jabuti 

Ação educativa eleitoral promovida em 22 de março destinou-se a sanar as dúvidas dos usuários e prestar informações sobre os procedimentos e as responsabilidades que compõem o processo eleitoral.

O público-alvo da ação foram crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos do Centro Educacional Jabuti, sendo 30 alunos por turno. Formato de seminários, com a apresentação da urna no mesmo dia.

Abril/2022

Cartório da 157a Zona Eleitoral - Adamantina

Palestra para jovens aprendizes do Município de Adamantina.

Além dos alunos presenciais, a palestra foi transmitida através do GoogleMeet, contando com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

Cartório da 276a Zona Eleitoral – Osasco Anime Fest

A EJEP elaborou jogos a serem disponibilizados para a ação da Justiça Eleitoral no evento Osasco Anime Fest. Foram criados três conteúdos interativos referentes a assuntos relacionados às eleições de 2022 (conhecimentos gerais, urnas eletrônicas e fake News).

A ideia é que os QRcodes sejam acessados pelos usuários, que poderão apontar a câmera do celular ou digitar diretamente o link de cada jogo na barra de endereço do aparelho.

 Também foram disponibilizadas Urnas no modelo 2015, em que os participantes podiam votar, no modo treinamento do eleitor, bem como um modelo de urna 2020, apenas como demonstração.

Maio/2022

Cartório da 249a Zona Eleitoral - EMEFM Prof Derville Allegretti – São Paulo (capital)

Apresentação de slides elaborados pela EJEP sobre Eleições gerais, urnas eletrônicas, processos eleitorais, seguida de demonstração de funcionamento da urna para as crianças da EMEFM Prof Derville Allegretti, no bairro Santana, na capital, alcançando aproximadamente 50 crianças.

Cartório da 328a Zona Eleitoral (capital) – palestra sobre "Voto Consciente" no Centro da Criança e do Adolescente - CCA (Jd. Ana Maria/Turma da Touca)

Palestra proferida pelo chefe de cartório, em 27/5, sobre voto consciente no CCA Jd. Mitsutani, para aproximadamente 15 colaboradores (gerente de serviço, assistente técnica (pedagoga e assistente social), orientador socioeducativo, cozinheira, auxiliar de cozinha e apoio (limpeza).

Junho/2022

Cartório da 133a Zona Eleitoral – São Simão

A chefe de cartório foi convidada a dar uma palestra na ETEC de São Simão sobre o processo eleitoral, em 6/6. O tema da palestra abrangeu, de forma geral, desde o fechamento do cadastro até o dia da eleição, e versou também sobre a desinformação. O público alvo eram adolescentes de 16 a 18 anos, composto por aproximadamente 50 jovens.

Cartório da 353a Zona Eleitoral – Bairro Guaianases (capital) estudantes do 9º Ano de escola pública da circunscrição desta Zona Eleitoral

Palestra realizada em 9/6. A boa recepção da ação e do material pelos alunos ensejou a sua distribuição para os diretores das 44 escolas pertencentes à Zona Eleitoral de Guaianases, que funcionam como local de votação.