Ação de Cidadania "A Justiça Eleitoral vai até você" EMEF Vila do Sol

2022 10 26 EMEF Vila do Sol 2
Alunos da EMEF Vila do Sol ouvem atentamente as explicações sobre o exercício da cidadania

Data: 26/10/2022

Na última quarta-feira, 26 de outubro, a EJEP arrumou “espaço na van” e seguiu rumo à zona sul de São Paulo, para uma manhã de encontro do projeto “A Justiça Eleitoral vai até você”. O evento ocorreu na EMEF Vila do Sol, escola municipal localizada no Bairro Vila do Sol, e contou com a participação de aproximadamente 200 alunos do 7º, 8º e 9º anos.

Animados,  todos se reuniram para uma apresentação sobre a atuação do TRE-SP, o processo eleitoral, voto, democracia, eleições e urna eletrônica. Após, os participantes foram apresentados a candidatos fictícios, para que pudessem votar em uma dinâmica com o módulo treinamento das urnas eletrônicas.

Os alunos e alunas foram convidados a refletir, de maneira a estimular um voto consciente, sobre as propostas que os candidatos poderiam fazer. Para reverberar o aprendizado, também foram disponibilizados cartazes com Qrcodes para acesso a jogos na temática eleitoral e ao “E-book do Jovem Eleitor, ferramentas importantes para a formação de novos eleitores, conscientes e participativos.

A EJEP promove ações de cidadania para aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade e assim fortalecer a democracia.