Exposição “Uma Toga para Duas Cortes” conta a relação entre TJSP e TRE-SP

Evento ocorre no Palácio da Justiça, sede da fundação da Corte eleitoral paulista

Inauguração da exposição Uma Toga para Duas Cortes

Em homenagem aos 90 anos de criação da Justiça Eleitoral, o Centro de Memória Eleitoral do TRE-SP (CEMEL) e o museu do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) inauguraram nesta quinta-feira (9), no Palácio da Justiça, a exposição “Uma Toga para Duas Cortes”. 

O evento aborda a proximidade entre os dois Tribunais por meio da exibição de diversos objetos museológicos, como títulos eleitorais, linha do tempo das urnas de votação (desde a produzida com lona até a eletrônica), além de medalhas e homenagens a magistrados. Destacam-se ainda os retratos pintados dos onze desembargadores que tiveram a oportunidade de presidir tanto o TRE-SP como o TJSP.

Na abertura, o coordenador do museu do TJSP, des. Octavio Augusto Machado de Barros Filho, mencionou os desafios referentes às Eleições 2022 e afirmou que "o TRE vai ter a tranquilidade e serenidade para conduzir o pleito como sempre”. Por sua vez, o presidente do TJSP, des. Ricardo Mair Anafe, lembrou a fundação do TRE-SP, ocorrida em 25 de maio de 1932, no Palácio da Justiça. "Para o Tribunal de Justiça, é uma honra imensa sediar a exposição, em especial nos 90 anos do Tribunal Regional Eleitoral, que nasceu neste mesmo prédio", afirmou o magistrado.

O presidente do TRE-SP, des. Paulo Galizia, destacou a contribuição do TJSP para Justiça Eleitoral paulista e os laços históricos entre as Cortes. "O Tribunal de Justiça de São Paulo, além de ceder seus dedicados juízes para as zonas eleitorais do estado, sempre procurou dar o maior apoio logístico à Justiça coirmã, não só oferecendo, ao longo de décadas, seus fóruns para sediar os cartórios eleitorais, mas também propiciando facilidades operacionais para a realização das eleições da melhor forma possível". Ao encerrar seu discurso, Galizia reforçou a importância dos dois tribunais para o regime democrático. "A democracia não pode ter lado, mas quem não está do lado dela, não está ao lado da sociedade brasileira. Tanto o TJSP como o TRE-SP, por meio de seus membros e servidores, têm plena consciência dessa verdade civilizatória".

1/ Galeria de imagens

A exposição fica aberta ao público até o dia 1º de julho, das 13h às 17h.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

 

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido