Webinário Setembro Acessível aborda avanços legais e políticas de inclusão

Evento se encerra hoje

TRE-SP realiza webinário Setembro Acessível - uma conversa sobre a inclusão das pessoas com defi...

Nesta terça-feira (28), teve início o evento “Setembro Acessível: uma conversa sobre a inclusão das pessoas com deficiência”. 

Na abertura do webinário, o presidente do Tribunal, des. Nuevo Campos, destacou a importância da educação para obtenção de avanços com acessibilidade. O vice-presidente do TRE, des. Paulo Galizia, afirmou que “precisamos nos educar para ofertar pleno acesso às pessoas com deficiência e promover a sua inclusão, tratando-as com a dignidade que elas merecem, pois elas têm muito a contribuir”.

A senadora Mara Gabrilli, relatora e autora do texto final da Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), participou do debate e explicou que essa norma é modelo no mundo e promoveu mudanças em outras leis, como o Código de Defesa do Consumidor e o Código Eleitoral. “Queremos uma sociedade que não prega o capacitismo, mas sim a inclusão”, acrescentou.

Vida plena

Para a secretária estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, “a deficiência é só mais uma entre várias características que uma pessoa possa vir a ter, tendo a PCD (pessoa com deficiência) o direito a uma vida plena”.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Sílvia Grecco, contribuiu com o debate e pontuou que "as pessoas com deficiência precisam de oportunidades, e não de assistencialismo."

Barreira atitudinal

A questão das barreiras foi abordada pela vice-procuradora geral do trabalho, Maria Aparecida Gugel. Segundo ela, “a acessibilidade precisa estar encarnada nas instituições, combatendo principalmente a barreira atitudinal, pois é esta que dá origem a todas as demais barreiras”.

Acessibilidade e ODS

Foram trazidos ainda para a discussão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de qualidade, 8 – Emprego decente e crescimento econômico, 10 – Redução das desigualdades; e 16 – Paz, justiça e instituições eficazes. De acordo com a consultora em diversidade e inclusão Liliane Garcez, “a inclusão não tem uma linha de chegada. É sempre possível aprimorar as respostas às situações desafiadoras”.

O evento desta terça foi mediado pelo juiz assessor da presidência do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), José Wellington Bezerra da Costa Neto.

A programação segue hoje (29) e haverá os painéis: “Acessibilidade Digital: conteúdos acessíveis na web – conceitos”, com a palestrante Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos e “Acessibilidade Digital e Comunicacional: conteúdos acessíveis na web e na comunicação – boas práticas”, com Elza Maria Albuquerque, idealizadora da Maria Inclusiva, e Marcos Lima, jornalista e YouTuber do canal “Histórias de Cego”.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido