Cajati volta às urnas para escolher novo prefeito

Pleito ocorrerá dia 3 de outubro

Eleições suplementares 03 de outubro TRE-SP

Os eleitores de Cajati, na região do Vale do Ribeira, elegerão novo prefeito e vice-prefeito em novas eleições no dia 3 de outubro. Os candidatos ao cargo de prefeito são Germano Miguel (PDT), Luiz Koga (PSDB) e Sidnei Bico (coligação Pra Frente Cajati), que têm como vice, respectivamente, Gustavo Pontes, Ronaldo Cantilio e Satil.

O município tem cerca de 19.600 eleitores, estando aptos a votar no domingo aqueles com domicílio eleitoral na cidade desde 3 de fevereiro de 2021.

Quem não compareceu à revisão biométrica do município em 2019 teve seu título de eleitor cancelado. Devido à pandemia, a Justiça Eleitoral suspendeu, apenas para permitir o voto nas eleições de 2020, o cancelamento do documento. Mas agora, nesse novo pleito, o título está novamente cancelado e não será possível votar.

Cajati tem 12 locais de votação e 79 seções eleitorais, sendo 21 delas acessíveis para eleitores com deficiência. O cartório da 228ª Zona Eleitoral – Jacupiranga é o responsável pelas eleições do município.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral teve início dia 16 de setembro e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som é permitido entre 8h e 22h. A distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos é permitida também até as 22h. O horário eleitoral gratuito teve início dia 20 e se encerrará dia 30 de setembro.

Preparação e saída das urnas

Nos dias 27 e 28 de setembro, às 10h, acontecerá, na sede do cartório eleitoral de Jacupiranga, a Cerimônia de Carga e Lacração, que consiste na preparação das urnas eletrônicas para a votação. Primeiro, ocorre a inserção de dados dos candidatos e eleitores aptos a votar (carga) e, após o procedimento, as urnas são lacradas. O evento é aberto a partidos, imprensa e eleitores.

A saída das urnas do cartório para os locais de votação acontecem no sábado (2), às 8 h.

Dia da votação

No momento da votação, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto. O e-Título também é válido como documento, desde que o eleitor tenha realizado o cadastramento biométrico.

Protocolo sanitário

O horário de votação foi ampliado e será das 7 às 17h, com preferência para eleitores com 60 anos ou mais entre 7 e 10h. Deve ser observado o distanciamento social e é obrigatório o uso de máscara durante o tempo de permanência no local de votação. A identificação biométrica, por sua vez, está dispensada.

Entenda o caso

O candidato mais votado nas eleições municipais de 2020, Vavá (PSDB), teve seu registro de candidatura indeferido devido a irregularidades no recebimento de aluguéis em benefício próprio e de sua esposa, conduta que o tornou inelegível de acordo com a Lei 64/90.

Processo n 0600339-72.2020.6.26.0228

 

Demais regras sobre o pleito em Cajati constam da Resolução TRE-SP 557/21.

 

 Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 Siga nosso twitter oficial trespjusbr

 Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido