Ações de acessibilidade nas eleições suplementares

Conheça o papel dos coordenadores de acessibilidade e de Libras

Acessibilidade

A acessibilidade é um dos valores institucionais do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que busca garantir a participação na vida política a todas as cidadãs e cidadãos. Por isso, no dia do pleito, seções eleitorais contam com coordenadores de acessibilidade e, muitas vezes, com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). O trabalho dessas pessoas garante, a cada eleição, o direito de votar a todos os eleitores, independentemente de sua deficiência.

Para as eleições suplementares que acontecerão em 3 de outubro, as seguintes zonas eleitorais já confirmaram a disponibilidade de intérprete de Libras: 64ª ZE - José Bonifácio (eleição de Mendonça); 210ª ZE – Bilac (eleição de Piacatu); 228ª ZE – Jacupiranga (eleição de Cajati); e 241ª ZE - Mineiros do Tietê.

O coordenador de Libras é alocado preferencialmente em locais de votação que possuem eleitores surdos ou com deficiência auditiva, vestindo uma camiseta que o identifica como “Intérprete de Libras”. São pessoas que colaboram com a Justiça Eleitoral e usam esse conhecimento específico para auxiliar os eleitores durante as eleições.

Já o coordenador de acessibilidade, presente em todos os locais de votação do Estado, é a pessoa responsável pela preparação dos locais de votação e das seções eleitorais para que estejam adequados e acessíveis para receber as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no dia da votação. Ele tem como atribuição, também, cuidar da reserva de vaga no estacionamento para esses eleitores, verificar a existência de algum obstáculo no percurso até a entrada da sala, prestar auxílio a eles no deslocamento no ambiente de votação no dia do pleito e averiguar o funcionamento dos elevadores, usando uma camiseta com os dizeres: “Coordenador de Acessibilidade”.

Projetos como esses fazem parte do Programa de Acessibilidade e Inclusão do TRE-SP, que visa garantir o direito à cidadania e à dignidade da pessoa humana.

 

 Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 Siga nosso twitter oficial trespjusbr

 Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido