Semana de Combate a todas as Formas de Discriminação debate o capacitismo

Inclusão de pessoas com deficiência esbarra na acessibilidade atitudinal, diz palestrante

Semana de Combate a Todas as Formas de Discriminação - dia 4

Nesta segunda-feira (25), a programação da Semana de Combate a todas as Formas de Discriminação trouxe palestras sobre o capacitismo, que é o preconceito contra a pessoa com deficiência.

A diretora de relações governamentais e empregabilidade da Associação Turma do Jiló Marinalva Cruz ressaltou a necessidade de incluir de verdade a pessoa com deficiência, não apenas integrar, de maneira que ocupe os mesmos espaços com equidade. “É preciso parar de confundir deficiência com ineficiência”, disse. Segundo Marinalva, já houve avanços com leis como a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei de Cotas, “mas ainda há um caminho muito longo para chegar na inclusão que tanto buscamos e trabalhamos para que aconteça”, salientou.

De acordo com Marinalva, vieses inconscientes que reproduzimos no dia a dia prejudicam a inclusão da pessoa com deficiência. Por exemplo, enxergá-la como inferior, como se não pudesse ocupar uma determinada função. “O capacitismo significa esse preconceito, a discriminação contra a pessoa com deficiência baseada apenas no fato de ela ter uma deficiência”, explicou Marinalva.

A servidora aposentada do TRE Selma Bethânia Rodeguero Gonçalves, que é fundadora da Fundação Selma e youtuber, relatou suas dificuldades no começo de sua carreira no Tribunal numa época em que os espaços não eram adaptados para a pessoa com deficiência e as pessoas não estavam preparadas para recebê-las.

Mas para Selma, “o mais importante é a acessibilidade atitudinal, como as pessoas lidam com uma pessoa com deficiência, como tratam essa pessoa. Ela é vista como igual?”, questionou.

Selma rechaça a imagem da pessoa com deficiência como exemplo de superação e heroísmo. “A gente só quer ser igual, quer trabalhar, a gente paga imposto, consome, come, veste”, disse.

O evento se encerrará no próximo dia 5 com a palestra do doutor em Psicologia Social Fernando Braga Costa, que abordará o tema da invisibilidade social.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Últimas notícias postadas

Recentes