Racismo é tema do segundo dia da Semana de Combate a Todas as Formas de Discriminação

Evento continua nesta sexta-feira

Semana de Combate a Todas as Formas de Discriminação - segundo dia

Em continuidade à Semana de Combate a Todas as Formas de Discriminação do TRE-SP, nesta quarta-feira (20) o tema debatido foi racismo.

A juíza Flavia Martins foi uma das palestrantes e pontuou que o racismo está em todas as instituições, inclusive no Poder Judiciário. Flávia amparou seu discurso com base em dados da Pesquisa sobre Negros e Negras no Poder Judiciário, publicada este ano pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a pesquisa, apenas 12% da magistratura nacional é composta por pessoas negras. “A gente tem que pensar que 56% da população brasileira é negra, então onde estão essas pessoas? Porque não estão aqui representadas. Qual é essa barreira que não está permitindo que essas pessoas cheguem?", refletiu.

 Contribuiu para o debate a coordenadora do Geledés Instituuto da Mulher Negra, Maria Sylvia Oliveira. A pesquisadora apresentou dados de desemprego, desigualdade salarial, dificuldades de acesso à educação superior, à alimentação e à saúde, além de índices de violência doméstica, obstétrica e urbana, que trazem os negros e negras como mais precarizados e discriminados dentro da sociedade brasileira. “O Estado brasileiro foi forjado nessa estrutura racista, sexista e patriarcal, inclusive a partir de leis que proibiam negros de estudar, ter propriedade, e com o Código Penal de 1890, um Estado que combate corpos negros. Um Estado que está aí para encarcerar corpos negros”, enfatizou.

 O evento continua na próxima sexta-feira (22), com o tema LGBTfobia com a participação da doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC e mestra em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas, Alice Quintela Lopes Oliveira, e da promotora de justiça Claudia Ferreira Mack-Dowell.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Últimas notícias postadas

Recentes