Racismo é tema do segundo dia da Semana de Combate a Todas as Formas de Discriminação

Evento continua nesta sexta-feira

Semana de Combate a Todas as Formas de Discriminação - segundo dia

Em continuidade à Semana de Combate a Todas as Formas de Discriminação do TRE-SP, nesta quarta-feira (20) o tema debatido foi racismo.

A juíza Flavia Martins foi uma das palestrantes e pontuou que o racismo está em todas as instituições, inclusive no Poder Judiciário. Flávia amparou seu discurso com base em dados da Pesquisa sobre Negros e Negras no Poder Judiciário, publicada este ano pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a pesquisa, apenas 12% da magistratura nacional é composta por pessoas negras. “A gente tem que pensar que 56% da população brasileira é negra, então onde estão essas pessoas? Porque não estão aqui representadas. Qual é essa barreira que não está permitindo que essas pessoas cheguem?", refletiu.

 Contribuiu para o debate a coordenadora do Geledés Instituuto da Mulher Negra, Maria Sylvia Oliveira. A pesquisadora apresentou dados de desemprego, desigualdade salarial, dificuldades de acesso à educação superior, à alimentação e à saúde, além de índices de violência doméstica, obstétrica e urbana, que trazem os negros e negras como mais precarizados e discriminados dentro da sociedade brasileira. “O Estado brasileiro foi forjado nessa estrutura racista, sexista e patriarcal, inclusive a partir de leis que proibiam negros de estudar, ter propriedade, e com o Código Penal de 1890, um Estado que combate corpos negros. Um Estado que está aí para encarcerar corpos negros”, enfatizou.

 O evento continua na próxima sexta-feira (22), com o tema LGBTfobia com a participação da doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC e mestra em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas, Alice Quintela Lopes Oliveira, e da promotora de justiça Claudia Ferreira Mack-Dowell.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido