O que é o Boletim de Urna?

Entenda mais essa forma de auditoria do processo eleitoral

Boletim de urna
Urna eletrônica
BU
TRE-SP

O Boletim de Urna (BU) é um relatório impresso emitido por cada urna eletrônica após o encerramento da votação. Ele é o documento que possibilita a auditoria da totalização dos votos, contendo diversas informações como: o total de votos por partido, o total de votos por candidata ou candidato, o número de votos em branco e nulos, total de comparecimento, horário de encerramento do pleito, código interno da urna e uma sequência de caracteres para sua validação.

O boletim de urna permite a imediata conferência do quantitativo de votos existentes em cada máquina, sendo possível comprovar quantos votos cada um dos candidatos obteve naquela urna específica.

No fim do pleito, são impressas pelo menos cinco vias do BU e uma delas é afixada na porta da seção eleitoral, tornando acessível o resultado daquela seção a todo o público. Desse modo, qualquer pessoa pode conferir se as informações do BU batem com o resultado divulgado posteriormente no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outras vias ficam disponíveis para acesso dos fiscais dos partidos presentes em cada seção de votação.

Além das vias físicas, é gravada uma via eletrônica em mídia criptografada e assinada digitalmente, que será enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para totalização dos votos e posterior divulgação dos resultados das eleições.

O acesso ao boletim de urna pode ser feito, ainda, por meio da página do TSE “Boletim de urna na web” e pelos smartphones, no aplicativo “Boletim na mão”, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, permitindo essa checagem de forma rápida, pela leitura de um QR Code.


Portanto, a impressão do Boletim de Urna, somada a tantos outros itens de segurança do processo, garante a todas as pessoas, candidatas e candidatos, eleitoras e eleitores, a integridade e transparência quanto à votação eletrônica.

 

 Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 

 Siga nosso twitter oficial trespjusbr

 

 Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido