TSE inicia a 6ª edição do Teste Público de Segurança (TPS) nesta segunda-feira (22)

Números de investigadores e de planos de ataque são os maiores de todas as edições

TPS

Começa nesta segunda (22) a sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação. Desta vez, o TPS terá o maior número de participantes de todas as edições, 26 investigadoras e investigadores executando 29 planos de ataque.

Em outubro, os especialistas puderam conhecer os códigos-fonte da urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação, o que permitiu elaboração das estratégias de ataque que empregarão durante os trabalhos.

Entre os dias 22 e 26, os planos de ataque serão postos em prática em um espaço preparado exclusivamente para o evento, com equipamentos apropriados, entrada controlada e monitoramento por câmeras. Para tentar “quebrar” as barreiras de segurança do processo eletrônico de votação, as investigadoras e investigadores terão acesso aos componentes internos e externos do sistema da urna, como os empregados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos.

A lista de planos de ataque inclui diversas estratégias, como "Invasão ao JEConnect", "Rastrear a ordem da votação dentro do BU", "Violar o sigilo do voto", "Captura, análise e decodificação de sinais elétricos colaterais nas portas externas",  "Análise e decodificação de sinais eletromagnéticos a distância" e “Identificação de teclas pressionadas através do retorno tátil sonoro do teclado da Urna Eletrônica”.

Novidades

Nesta edição, a Justiça Eleitoral aumentou o escopo dos programas que poderão ser avaliados pelos investigadores inscritos, inserindo os sistemas de apoio à auditoria de funcionamento das urnas no dia da votação (Módulo Sorteio), os sistemas de apoio à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso (Módulo Votação), o Verificador Pré/Pós-Eleição (VPP) e o Verificador de Integridade e Autenticidade de sistemas eleitorais (AVPART), utilizados para a verificação de resumos digitais (hashes) e assinatura digital nas urnas eletrônicas.

 Outra novidade é a possibilidade de extensão do TPS por mais um dia após o prazo final – totalizando, portanto, seis dias – se for constatada a necessidade de dar continuidade a algum plano de teste devido ao seu potencial de contribuição para o alcance dos objetivos.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido