TRE apresenta Justiça Eleitoral a novos juízes

Em evento virtual, presidente do órgão falou a futuros juízes eleitorais

Na manhã desta terça-feira (2), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Waldir Nuevo Campos, apresentou a Justiça Eleitoral e o Tribunal a 83 juízes que participam do 188º Curso de Formação promovido pela Escola Paulista de Magistratura (EPM).

O evento foi aberto pelo diretor da EPM, Luis Francisco Aguilar Cortez. Na ocasião, o presidente do Tribunal deu as boas-vindas aos participantes do evento virtual e destacou a importância de os futuros juízes eleitorais conhecerem bem a fundo o funcionamento do sistema eletrônico de votação e apuração. Segundo ele, é primordial que todos se empenhem nessa função para poder esclarecer e informar a sociedade sobre a segurança do sistema.

Nesse sentido, o desembargador elencou três importantes fases na evolução da Justiça Eleitoral: a criação de um cadastro nacional único de eleitores, realizado em 1986; a criação da urna eletrônica, tecnologia que completa 25 anos em 2021; e a captação de biometria dos eleitores, que aprimorou a segurança do cadastro eleitoral.

O juiz assessor da Presidência, José Wellington Bezerra da Costa Neto, destacou a natureza híbrida da Justiça Eleitoral, que concilia sua função jurisdicional com a função administrativa, com especial ênfase na prestação de serviços aos eleitores. Já o diretor-geral da instituição aproveitou a ocasião para oferecer auxílio em qualquer necessidade enfrentada pelos cartórios eleitorais, não exclusivamente relacionada à realização dos pleitos.

Os participantes assistiram ainda a vídeos gravados pelos secretários e assessores-chefes do TRE, em que esses titulares explicavam o funcionamento de suas áreas.

O coordenador do curso, Márcio Teixeira Laranjo, encerrou as atividades da manhã. No período da tarde, os novos magistrados assistem à apresentação da Corregedoria do Tribunal, liderada pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral do órgão, Paulo Galizia.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido