Corregedor-geral da Justiça Eleitoral abre curso de Pós-Graduação do TRE

Ministro Luis Felipe Salomão falou sobre direitos fundamentais, notícias falsas e liberdade de expressão

Ministro Luis Felipe Salomão falou sobre direitos fundamentais, notícias falsas e liberdade de e...

Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luis Felipe Salomão proferiu, na noite desta segunda-feira (16), a aula magna da sexta edição da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral, curso promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep).

Na ocasião, o ministro discorreu sobre a realidade do século XXI e mencionou conceitos como "pós-verdade", "sociedade do espetáculo" e "hiperinformação" para se referir ao avanço das redes sociais, lembrando que leis recentes, como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral da Proteção de Dados, procuram trazer remédios para combater as notícias falsas.

Segundo ele, há muita dificuldade em lidar com o combate à desinformação e não há respostas prontas. "A atuação deve ser firme e cirúrgica, fazendo um contraponto entre a liberdade de expressão e a cidadania ativa", afirmou, enfatizando o compromisso da Justiça Eleitoral.

Em sua exposição, o ministro tratou ainda da evolução dos direitos fundamentais, comumente relacionados ao surgimento do constitucionalismo moderno, com a independência dos Estados Unidos (1776) e a Revolução Francesa (1789).

Carreira

Natural de Salvador, o ministro Luis Felipe Salomão é graduado em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi promotor de Justiça de São Paulo, juiz e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). É ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde junho de 2008 e membro efetivo do TSE desde outubro de 2019. É professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia do Rio de Janeiro e doutor honoris causa em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Candido Mendes.

Ejep

A sexta turma iniciou o curso de modo online. O curso é organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep), em parceria com a Escola Paulista da Magistratura (EPM).

A aula do ministro, com o tema “Direitos fundamentais, notícias falsas e liberdade de expressão”, está disponível no canal do TRE-SP no YouTube.

 

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 Siga nosso twitter oficial trespjusbr

 Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido