XVI Encontro do Codeje é encerrado nesta sexta-feira (28)

Evento contou com a presença de diversas autoridades da Justiça Eleitoral

Codeje SP

O XVI Encontro do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) se encerrou na tarde desta sexta-feira (28). Esse foi o segundo dia do encontro, iniciado ontem (27) e realizado virtualmente devido à pandemia de Covid-19. Foram abordados temas relacionados à cidadania e educação política, através da troca de conhecimentos entre as escolas eleitorais de todo o país.

A solenidade de abertura do evento aconteceu às 14h, pelas palavras do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e do Codeje, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Nuevo Junior: “estamos aqui para cumprir nossa missão precípua de discussão e aprimoramento do processo eleitoral”. O desembargador afirmou que em um país de dimensões continentais como o Brasil, que oferece desafios diversos, é importante que todos estejam juntos para o compartilhamento de boas práticas. “Espero que tenhamos um dia de conquistas em prol da justiça eleitoral”, completou.

Após, foram homenageados com a placa do Codeje o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Luiz Campbell Marques, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e ex-presidente do TRE gaúcho, Marilene Bonzanini, o ex-presidente do Codeje, doutor Delmiro Campos Dantas Neto e a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba, Ana Karla Farias de Lima de Morais.

Foi apresentada a Rede Mundial da Justiça Eleitoral (RMJE), presidida pelo Juiz Marcos Cruz, também presidente do TSE da República Dominicana. Outros membros da RMJE participaram do evento, como o integrante do Conselho de Governo da rede e presidente da Sala Superior do Tribunal Eleitoral mexicano, juiz José Luis Vargas Valdez, além da integrante do Comitê Científico da RMJE e Assessora Global Sênior da Ifes – Fundação Internacional para os Sistemas Eleitorais, Katherine Ellena.

Também foi ressaltado o trabalho feito pelas EJEs durante o período de pandemia de coronavírus através da exibição de um vídeo. A pandemia foi um evento único na história da Justiça Eleitoral e corrobora a ideia de que “não há eleições sem novidades”, conforme afirmado por Nuevo Campos durante o encontro.

Por fim, foi apresentado o relatório da reunião de trabalho dos coordenadores que deu base para a composição da Carta do Codeje, apresentada na sequência. O evento foi encerrado no fim da tarde por Nuevo Campos, que enfatizou a importância do encontro para que a Justiça Eleitoral continue prestando seus serviços com excelência, realizando a cada biênio o evento mais importante de uma democracia: as eleições.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

 

 

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido