Dia da Memória: TRE exibe documentário sobre artista plástico Biaggio Mazzeo

Autor é responsável por retratos a óleo de 39 presidentes da Corte

Autor é responsável por retratos a óleo de 39 presidentes da Corte

Na semana em que se celebra o Dia da Memória do Poder Judiciário, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por meio do Centro de Memória Eleitoral (Cemel), exibirá o documentário em curta-metragem “Biaggio Mazzeo em Retrato”. O filme está disponível no canal do TRE/SP no YouTube.

O documentário apresenta aspectos da vida e da obra do artista plástico paulistano Biaggio Mazzeo, responsável pelos retratos a óleo de 39 presidentes da Corte, os quais ficam expostos na dependência do Tribunal.

O Dia da Memória do Poder Judiciário foi instituído no ano passado pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), a partir da Resolução 316/2020, ressaltando a importância da memória como parte do patrimônio cultural brasileiro, conforme o art. 216 da Constituição Federal, e componente indispensável ao aperfeiçoamento das instituições.

A data escolhida considera a relevância para a história do Poder Judiciário nacional da criação da Casa de Suplicação do Brasil, como tribunal de última instância, após a transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 10 de maio de 1808. A celebração tem o objetivo de fomentar atividades de preservação da história dos vários Tribunais do país, ensejando maior consciência de conservação e tratamento dos arquivos judiciais, museus, memoriais e bibliotecas.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus    

Últimas notícias postadas

Recentes