TRE assina acordo e participa de campanha de vacinação em massa em Botucatu

Logística da vacinação da população contra a Covid seguirá os moldes de uma eleição


Logística da vacinação da população contra a Covid seguirá os moldes de uma eleição

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) assinou acordo de cooperação com a Prefeitura de Botucatu para apoiar a organização da vacinação em massa contra a Covid-19. Toda a população da cidade deverá receber a primeira dose da vacina em uma única data, ainda a ser definida provavelmente neste mês de maio, e a logística do evento seguirá os moldes de uma eleição.

A cidade foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), para realizar estudo clínico sobre a efetividade da vacina AstraZeneca/Universidade de Oxford. O município tem cerca de 150 mil habitantes, sendo 106 mil maiores de 18 anos.

Para organizar a vacinação, a Prefeitura contará com o auxílio do TRE, com o fornecimento de listagem de colégios eleitorais e seções eleitorais.  Segundo o plano estratégico, cada cidadão deverá se deslocar para sua seção eleitoral (nas escolas ou locais de votação). Nesse lugar, passará por uma triagem, portando seu título eleitoral, documento de identificação e comprovante de residência. Após, receberá da Justiça Eleitoral uma identificação de autorização e vai até o lugar de vacinação, instalado no mesmo local de votação. No total, são 45 pontos definidos, com 303  “seções de vacinação”.

Para auxiliar nos trabalhos de triagem e identificação dos cidadãos, a 26ª Zona Eleitoral – Botucatu tem divulgado, a partir desta semana, comunicados convidando as pessoas que já trabalham como mesários durante os pleitos a participar da campanha. Segundo o chefe do cartório, Igor Ignácio, já foram recebidas mais de 1.200 inscrições, número superior ao necessário (800 voluntários).

A triagem será facilitada a partir da relação de eleitores de Botucatu. A pessoa que não tiver o título na cidade e ali resida poderá comprovar sua residência com outro documento. Neste caso, a documentação aceita como comprovante e os pontos de vacinação específicos serão definidos pela Prefeitura.

Pelo projeto, toda a população de Botucatu receberá duas doses da vacina, e os casos positivos na região serão sequenciados. Assim, será possível saber a efetividade da vacina produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em um estudo que deve demorar por volta de oito meses.

A proposta de realização da pesquisa envolve o Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal de Botucatu, a Universidade do Estado de São Paulo (Unesp/Hospital das Clínicas de Botucatu), a Universidade de Oxford, o laboratório AstraZeneca, a Fiocruz, a Secretaria de Ciências, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, a Fundação Gates e a Embaixada do Reino Unido.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus              

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido