Reciclagem e lixo eletrônico são temas de evento no TRE

Programação sobre meio ambiente vai até quarta-feira (16)

1 dia Semana do meio ambiente

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) deu início nesta segunda (14) ao webinário Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. O evento virtual, transmitido pelo canal do TRE no YouTube, terá uma programação até a próxima quarta-feira. Neste primeiro dia, os temas tratados foram reciclagem e lixo eletrônico, sob a mediação da chefe de cartório da 21ª Zona Eleitoral – Barretos, Alessandra Tamarozi.  

Mestre em cidades inteligentes e educadora na Prefeitura de São Paulo, a bióloga Débora Pontalti Marcondes destacou o papel ativo do cidadão para garantir uma cidade mais justa e sustentável. O comportamento de cada pessoa, separando o lixo, cuidando dos resíduos produzidos todos os dias em casa, pode garantir a vida útil dos aterros sanitários que, na cidade de São Paulo, são dois: um na Zona Leste e outro na Zona Sul. A bióloga destacou a importância de evitar o uso de copos plásticos e preferir canecas. A educação ambiental, segundo a palestrante, é a melhor forma de proteger o ambiente. Repensar hábitos, mudar comportamentos, reutilizar e reaproveitar alimentos são formas de garantir essa proteção, segundo Débora.    

Cíntia de Cássia Ferreira Pereira, gestora ambiental na Coopermiti (cooperativa sem fins lucrativos que faz triagem de resíduos eletroeletrônicos), também destacou a importância da educação para criar ambientes sustentáveis. “O único caminho para a mudança de comportamentos é por meio da educação”, afirmou. Disse ainda que elementos presentes no lixo eletrônico não podem ser deixados no solo, por serem tóxicos.

O presidente do TRE, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, prestigiou o evento e, na abertura, pontuou que a iniciativa demonstra o compromisso das instituições com a responsabilidade socioambiental. Também atende à meta e ao desafio de sustentabilidade estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por sua vez, o vice-presidente do TRE, des. Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, disse que eventos como esse webinário contribuem para que comportamentos individuais sejam revistos, a fim de evitar a degradação da natureza e permitir um futuro sustentável do planeta.  

Na terça-feira, 15, às 16h, o webinário trata da Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E, finalmente, na quarta-feira (16), também às 16h, os assuntos em pauta serão Alimentação saudável e Sustentabilidade. O evento é uma iniciativa do Núcleo Socioambiental do TRE-SP.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido