26 de junho, Dia Nacional da Consciência do Primeiro Voto

Participação do jovem eleitor é fundamental para a democracia

Jovem Eleitor

No dia 26 de junho celebramos o Dia Nacional da Consciência do Primeiro Voto. Instituída pela Lei 13.120/2015, a data foi escolhida para lembrar a “Passeata dos Cem Mil”, que em 1968, nesse mesmo dia, teve a participação de milhares de jovens que pediam a redemocratização do país.

A celebração da data tem por objetivo incentivar atividades e campanhas de esclarecimento relacionadas à importância da participação política do jovem.

A Constituição Federal estabelece que, a partir dos 16 anos, o jovem já tem o direito de votar, podendo alistar-se como eleitor. A Justiça Eleitoral disponibiliza a emissão do documento de forma remota, sem a necessidade de se dirigir ao cartório, por meio do Título Net.

Dos 147,9 milhões de eleitores aptos a votar nas últimas eleições municipais de 2020, cerca de 5 milhões tinham entre 16 e 24 anos de idade, um contingente significativo que pode determinar o vencedor de uma eleição e mudar os rumos do país. No Estado de São Paulo, dos 33.565.294 eleitores, 4.040.231 estavam na mesma faixa de idade nas últimas eleições.

A Justiça Eleitoral promove campanhas como a “Jovem Eleitor” e a “Eu na Prefeitura, Eu na Câmara”, que visam à conscientização dos jovens para a atuação na vida política, seja pelo voto, seja pela participação nas discussões políticas de seus municípios.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

 

 

Últimas notícias postadas

Recentes