15 de julho, Dia Mundial das Habilidades Jovens

Participação de jovens na política representa 2% dos eleitores

Jovem Eleitor - Campanha TSE 2013

O dia 15 de julho foi instituído pela ONU, em 2014, como o Dia Mundial das Habilidades Jovens. A celebração dessa data tem por objetivo lembrar a importância estratégica do investimento em uma educação de qualidade que forneça ao jovem competências que o capacitem para o trabalho digno, gerando uma dinâmica positiva na sociedade de redução do desemprego, do subemprego e portanto da pobreza.

Essa boa formação também favorece a participação dos jovens no debate público, levando-os a se envolver nas questões importantes para sua comunidade e atuar politicamente. Assim, podem ser agentes das mudanças e contribuir para um futuro melhor.

A participação do jovem na política ainda é muito baixa no Brasil. De acordo com os dados de filiação partidária do Tribunal Superior Eleitoral, menos de 2% dos eleitores entre 16 e 24 anos estão filiados a um partido político. O número é pequeno, já que essa faixa etária representa mais de 13% do total de eleitores.

A Constituição Federal estabelece, em seu artigo 14, que a filiação partidária é condição de elegibilidade, sem esse vínculo o cidadão não pode ser votado. Isso se reflete no baixo número de jovens candidatos e eleitos.

A Justiça Eleitoral promove campanhas como a “Jovem Eleitor” e a “Eu na Prefeitura, Eu na Câmara”, que visam à conscientização dos jovens para a atuação na vida política, seja pelo voto, seja pela participação nas discussões políticas de seus municípios.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

 

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido