Eleitor com deficiência pode pedir mudança para seção com acessibilidade

Justiça Eleitoral disponibiliza mais de 30 mil seções eleitorais adaptadas em todo o Estado

Justiça Eleitoral disponibiliza mais de 30 mil seções eleitorais adaptadas em todo o Estado

Os eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar, aos respectivos Cartórios Eleitorais, a transferência de seus títulos para as seções de votação com acessibilidade. Essas seções possuem infraestrutura adaptada para facilitar o exercício do voto, pois são instaladas em locais com rampas ou elevadores, sem obstáculos e, preferencialmente, próximas a estacionamentos.

Os interessados devem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e realizar o pedido de revisão pelo sistema Título Net. O requerimento de revisão deverá ser acompanhado de cópias digitais da carteira de identidade, comprovante de endereço e fotografia tipo selfie segurando o documento de identificação. Durante o processo, o eleitor indicará se possui deficiência, qual tipo e se deseja votar numa seção com acessibilidade. Os locais próximos à residência do eleitor, que possuam acessibilidade, serão listados para que ele faça a escolha e passe a votar na nova seção a partir da próxima eleição.

Devido à pandemia, não há atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais. Os eleitores, em casos excepcionais, quando não for possível a realização virtual do pedido, devem fazer contato por e-mail com o seu cartório eleitoral para esclarecimentos e eventual agendamento.

O requerimento também poderá ser realizado nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral em treze unidades do Poupatempo. O prévio agendamento é obrigatório.

Seções com acessibilidade no Estado

Facilitar o exercício do voto é um compromisso do TRE-SP. O Tribunal realiza um trabalho permanente para ampliar a acessibilidade nos locais de votação, especialmente em ano não eleitoral, quando todos esses locais recebem vistoria. Ao identificar uma barreira, são realizadas tratativas com a Prefeitura, Governo do Estado ou diretor de estabelecimento para que o problema seja resolvido.

Nas Eleições 2020, a Justiça Eleitoral paulista disponibilizou 30.049 seções com acessibilidade em todo o Estado, sendo 24.986 no interior e 5.063 na capital.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido