Ciclo de manutenção retoma trabalho com urnas eletrônicas

Etapa se iniciou nesta quarta-feira (24)

Urna

Cumprida mais uma missão nas Eleições 2020, as urnas eletrônicas passaram por um período regimental de repouso e logo mais, de 24 de fevereiro a 7 de maio, serão submetidas ao primeiro Ciclo de Manutenção Preventiva de 2021. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma rotina indispensável para assegurar que as urnas sigam funcionando bem nos pleitos futuros.

Segundo o servidor Leandro Neves, da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais e Logística de Urnas (CSU), a manutenção preventiva é composta basicamente por duas etapas: a carga das baterias e o teste exaustivo dos componentes eletrônicos. A carga leva em torno de seis horas, enquanto os testes exaustivos demandam cerca de quatro horas de acompanhamento. Para esse ciclo, que será o primeiro após um processo eleitoral, a lista de tarefas envolverá, ainda, a limpeza e a retirada das mídias de cada urna.

Para a realização dessas tarefas, cada cartório eleitoral tem a opção de atuar por conta própria ou, o que é mais comum, de solicitar apoio à prestadora de serviço contratada pelo TRE para esse fim – atualmente é a empresa Licita. Haverá realização de trabalho presencial de todo modo, o qual, também segundo informações da CSU, estará limitado a apenas um servidor da zona eleitoral, que deverá atuar na fiscalização e apoio ao serviço, e a um prestador da empresa contratada. Em reforço ao protocolo de cuidados de prevenção ao coronavírus, a operação está limitada a apenas 30 urnas por dia.


ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido