Urnas eletrônicas contarão com nome fonético e intérprete de Libras em 2022

Voto será ainda mais acessível nas próximas eleições

Urna

No dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades e a necessidade de inclusão da pessoa com deficiência.

A Justiça Eleitoral vem buscando implementar mecanismos inclusivos para que todas as eleitoras e todos os eleitores possam participar da vida política do país. Tendo em vista o compromisso com a acessibilidade do voto, as urnas eletrônicas a serem utilizadas nas Eleições de 2022 contarão com duas melhorias.

Uma delas é o aprimoramento da sintetização de voz, voltada às eleitoras e aos eleitores com deficiência visual. Além da melhoria na qualidade do áudio, nas próximas eleições será possível ouvir não só os nomes dos candidatos titulares, mas também os nomes de vices e suplentes. Somado a isso, agora também é possível cadastrar o nome fonético de candidatas e candidatos, ou seja, seus nomes escritos da forma como são falados, para que o software da urna os pronuncie corretamente.

A segunda novidade beneficiará as pessoas com deficiência auditiva: nas próximas eleições, um intérprete de Libras será incluído na tela da urna, indicando para qual cargo o eleitor está votando.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

Últimas notícias postadas

Recentes