Processo Eleitoral brasileiro é bem avaliado em pesquisa do Instituto Sivis

Publicado em livro, pesquisa sobre Índice de Democracia Local reuniu vários aspectos ligados à democracia na cidade de São Paulo

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que estuda a cultura democrática no Brasil, o Instituto Sivis desenvolveu uma metodologia para analisar o Índice de Democracia Local (IDL). A partir de pesquisa realizada na cidade de São Paulo, constatou-se que aspectos formais ligados à democracia, como processo eleitoral, de competência da Justiça Eleitoral, receberam as notas mais altas.

O estudo foi publicado no livro “Índice de Democracia Local: Estudos a partir da Experiência de São Paulo”, lançado neste mês de abril, sob a coordenação dos professores Diego Moraes e Humberto Dantas.

A coleta de dados na capital paulista foi realizada a partir de duas amostras. As dimensões Processo Eleitoral, Liberdades e Direitos e Funcionamento do Governo Local foram mensuradas por meio de uma pesquisa realizada com 32 especialistas, selecionados com base na profundidade de seus conhecimentos acerca da democracia no município. As dimensões Participação Política e Cultura Democrática foram medidas a partir de pesquisa com 2.417 entrevistados que residem e votam na cidade de São Paulo.

A nota geral de São Paulo no IDL foi 5,67, de um máximo de 10. A dimensão com maior pontuação foi Processo Eleitoral (7,91), seguida por Liberdades e Direitos (6,80) e Funcionamento do Governo Local (5,78). A pontuação de Cultura Democrática foi de 4,55, enquanto Participação Política ficou com 4,14.

Dentro da dimensão Processo Eleitoral, foram avaliados ainda três atributos: Inclusão Eleitoral (nota de 9,49), Integridade Eleitoral (8,48) e Competição Democrática (5,76).

No livro, o artigo referente ao tema foi escrito pela professora Lara Mesquita e pelos servidores da Justiça Eleitoral paulista, Luna Chino e Filippe Lizardo, atualmente cedido ao Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Consulte aqui o livro na íntegra.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

 

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido