Dia do índio, mas cada vez mais também da índia

Povos indígenas crescem em representatividade, sobretudo por meio de lideranças femininas

Justiça Eleitoral do Tocantins celebra o Dia do índio reforçando a cidadania

No Congresso Indigenista Interamericano realizado em abril de 1941, na cidade de Pátzcuaro, no México, o dia 19 de abril foi marcado pela aceitação das lideranças indígenas, inicialmente desconfiadas, em se unir aos representantes políticos dos países latino-americanos participantes do evento. No Brasil, que esteve representado na ocasião, a data referida viria a tornar-se oficialmente dia do índio por força do decreto nº 5.540, assinado por Getúlio Vargas em 2 de junho de 1943.

Passados oitenta anos daquele 19 de abril com forte caráter político e alguns meses das Eleições Municipais de 2020, o panorama atual da participação dos povos indígenas no processo eleitoral, respectivamente, nacional e paulistano, é de expansão. Há um incremento genérico do número de candidaturas, que, por sua vez, decorre parcialmente do aumento da participação de lideranças femininas na disputa.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2.111 candidatos indígenas concorreram a cargos municipais nas eleições do ano passado. Em relação ao número de 2016, verificou-se um aumento de 88,51%. Em termos de representação proporcional, houve uma aproximação entre o contingente de pessoas autodeclaradas indígenas – atualmente 0,47% dos brasileiros, de acordo com o Censo 2010 – e o número de suas candidaturas registradas nacionalmente, 0,39% do total.

O reflexo dessa tendência de crescimento também foi verificado na maior cidade do país, ainda que discretamente: sete candidatos que concorreram à Câmara Municipal se autodeclaram indígenas, três a mais do que em 2016, ainda de acordo com o TSE. Proporcionalmente menos numerosos, pouco mais de treze mil habitantes da cidade de São Paulo são indígenas, o que, também segundo informações do Censo 2010, representa 0,03% da população total.

Atualmente, há apenas uma representante indígena no Congresso Nacional, a deputada Joênia Wapichana (Rede), eleita deputada federal em 2018 pelo Estado de Roraima. Essa primeira conquista, feminina, revela também uma tendência em desenvolvimento: a proporção de mulheres entre os candidatos indígenas cresce. Elas passaram de 27,5% para 32,4% do total e seguem ganhando destaque pela voz e liderança em todo o país.

O dia do índio está se tornando, portanto, cada dez mais do índio e da índia.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido