Cidadão em débito com a Justiça Eleitoral pode regularizar situação

Resolver pendências evita restrições na vida civil

Banner Eleições 2020

Devido à pandemia, foi editada a Resolução TSE 23.637/2021, que suspende o cancelamento do título de eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não justificaram a ausência ou pagaram a respectiva multa.

Apesar dessa deliberação excepcional, é importante que o eleitor se antecipe e resolva as pendências que tiver com a Justiça Eleitoral, pois, quando o atendimento eleitoral voltar a ser presencial, o cidadão estará sujeito a ter o título cancelado. E o cancelamento gera impedimentos na vida civil, como a impossibilidade de se matricular em instituições de ensino superior, inscrever-se em concurso públicos e renovar passaporte, entre outros. 

Para regularizar o título, o cidadão pode preencher formulário disponível no site do TRE-SP. Será solicitado o envio de um documento oficial de identificação, além de um comprovante de residência recente e uma fotografia em estilo “selfie” do eleitor segurando o documento oficial.

Se houver débitos de eleições anteriores a 2020, o eleitor deve quitá-los antes de fazer o requerimento. Clique aqui para obter a guia para quitação de multas.

Redes sociais

Com o objetivo de esclarecer e facilitar o acesso do cidadão às formas de regularização disponíveis, o TRE, por meio de suas redes sociais, tem publicações atualizadas sobre o assunto, no Twitter, Instagram e Facebook. 

Mensagem para os cartórios 

O cidadão pode ainda entrar em contato com o cartório onde está inscrito, por meio de e-mail. Basta enviar uma mensagem para zeXXX@tre-sp.jus.br, substituindo o X pelo número da zona eleitoral. Por exemplo: se o cidadão for eleitor da 1 ZE, envia e-mail para ze001@tre-sp.jus.br. Se for a 157 ZE, envia para ze157@tre-sp.jus.br.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

 

 

 

 

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido