Participação feminina: candidaturas de mulheres apresentam leve aumento em 2020

Números, no entanto, não representam a proporcionalidade do eleitorado

TRE-BA participa mulher

Os pedidos de registro de candidaturas no Estado de São Paulo para as eleições municipais de novembro apresentam, em números absolutos, um aumento da participação das mulheres. Segundo dados estatísticos, encontrados no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), as candidaturas femininas representam 33,3% dos pedidos; em 2016, essa participação foi de 32%.

Apesar desse pequeno aumento, a participação das mulheres na política ainda não representa a proporção do eleitorado feminino, que é 12,4% maior do que o masculino. Quando o assunto é pedido de candidatura, o número de candidatos (61.573) é mais que o dobro da quantidade de candidatas (30.681).

Nas eleições de 2016, 1.021 mulheres foram eleitas para os cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadoras no Estado. Já os homens assumiram 7.263 cargos.

O presidente do TRE-SP, des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, disse, em evento realizado em agosto, que “a pluralidade de nossa sociedade precisa estar refletida. As mulheres são maioria e não é possível imaginarmos uma democracia legítima sem que essa maioria esteja representada”.

O Tribunal tem se empenhado para reverter esse quadro de desproporção representativa com inúmeras ações para incentivar a participação feminina na política. Neste ano, foram organizados eventos como a I Conferência de Empoderamento Político das Mulheres no qual, em mais de seis horas de palestras virtuais, foram discutidos temas como as cotas de gênero e o financiamento das campanhas das mulheres candidatas. Houve ainda o webseminário sobre a importância da participação feminina nos espaços de poder e tomada de decisão. Os debates estão disponíveis no canal do Tribunal no YouTube.

Também foi realizado acordo de cooperação com a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) para as Eleições 2020, com o objetivo de unir esforços para o acompanhamento e fiscalização das candidaturas femininas.

Os cartórios eleitorais também promoveram atividades, como o debate sobre o papel da mulher na política, ocorrido em fevereiro no município de Botucatu, e a série de eventos realizados em março com exposição de fotografias, projeção de filme e discussões sobre a mulher como agente de cidadania, em Jaú.

A Justiça Eleitoral entende que a participação da mulher na política fortalece a democracia e desenvolve uma sociedade mais plural e igualitária. Mais informações podem ser encontradas na página #ParticipaMulher do Portal da Justiça eleitoral.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido