Em live, presidente do TRE afirma que voto vai proteger saúde da democracia

Debate envolveu questões relacionadas às eleições de novembro

Live Jota

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, participou, nesta terça-feira (29), de live promovida pelo site Jota. Questões relacionadas às eleições de novembro foram o foco da entrevista que foi conduzida pelo jornalista Fábio Zambelli.
Sobre a campanha eleitoral, iniciada no domingo (27), o desembargador lembrou que, apesar da crise sanitária, não há vedação para comícios e ações que possam causar aglomerações. Segundo ele, a Justiça Eleitoral não pode interferir em atos de campanha. “A responsabilidade pela eventual aglomeração é de quem a promove, mas é necessário o respeito ao distanciamento e o uso de máscara”, disse. Segundo o presidente, a comunicação digital se intensificou nos últimos tempos e fazer campanha deve ser, preferencialmente, de forma virtual nesse momento, já que essa prática minimiza as potenciais aglomerações.
O magistrado enfatizou os protocolos de segurança do dia da votação, adotados pela Justiça Eleitoral, que incluem o uso de máscara e protetor facial (face shield) pelos mesários, álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores, antes e depois de votar, distanciamento dentro e fora da seção eleitoral e a adoção de horário preferencial (das 7h às 10h) para o voto dos idosos. “Todo eleitor deverá comparecer com a sua máscara para votar, e o voto é importantíssimo, porque vai proteger a saúde da democracia”, afirmou. “Nós convocamos as pessoas para que compareçam e não deixem de votar”, concluiu.
Outro tema importante abordado foi a preocupação da Justiça Eleitoral com a desinformação. Para o presidente, o eleitor deve estar atento, olhar a fonte da notícia, buscar informações oficiais, como no site do Tribunal, e verificar se os meios de comunicação estão veiculando aquele fato. “O eleitor precisa levantar a guarda e a Justiça Eleitoral, ao receber uma representação, vai tomar todas as medidas cabíveis, da forma mais célere possível”, garantiu.