Escolas Judiciárias discutem medidas para aumentar a participação feminina nas matérias eleitorais

Nova portaria sobre equidade de gêneros pautou a reunião

Marca do CODEJE

O Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) reuniu-se nesta sexta-feira (9), sob a coordenação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos  Junior, e também presidente do Codeje para discutir medidas que visem assegurar a equidade de gênero nas ações institucionais promovidas pelas escolas eleitorais.

O tema foi pautado pela Portaria nº 665 de 10 setembro de 2020, editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelece o percentual mínimo de 30% de participação de mulheres como palestrantes, expositoras, professoras, coordenadoras e entrevistadas em cursos, congressos, seminários, palestras, debates e atividades socioeducativas ou de estímulo à pesquisa e à produção científica, entre outras ações, no âmbito eleitoral.

A portaria foi bem recebida pelos representantes das escolas e todos eles expuseram, ao longo da reunião, visões, experiências sobre a participação feminina em seus Estados e sugestões para o aumento da inserção das mulheres nos eventos eleitorais.

Um dos integrantes da Comissão Executiva, Adriano Coutinho (TRE-ES), propôs a definição de estratégias que estimulem o interesse de estudantes universitárias pela matéria eleitoral, ou seja, ir até a base de formação dessas mulheres. Ele destacou, ainda, assim como outros integrantes da Comissão, a dificuldade de encontrar mulheres no próprio Estado para participar dos eventos eleitorais.

Recorrer a diferentes unidades de cada tribunal para descobrir mulheres no quadro de servidores e da magistratura que desejem aumentar a contribuição nas matérias eleitorais, aumentar a aproximação entre as escolas eleitorais do país por meio da criação de um projeto político pedagógico em conjunto e coletar dados junto à OAB e aos TREs para medir a presença de mulheres na advocacia eleitoral, na magistratura e em cargos de gestão, foram outras das sugestões apresentadas.

No fim da reunião, a vice-diretora da EJE do TSE, Caroline Lacerda, propôs a revisão da Portaria pelos diretores das escolas judiciárias para que a norma resulte da aprovação de todos.

As exposições de hoje serão formalizadas em um ato conjunto na próxima  reunião.  

 

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido