Relatório da OEA reconhece transparência do processo eleitoral

Missão destacou combate à disseminação de notícias e conteúdo falso

OEA

Como em toda eleição, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo recebeu integrantes da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), para acompanharem o processo eleitoral brasileiro. Os observadores conheceram a urna eletrônica e tiraram dúvidas sobre a organização e funcionamento das eleições junto a secretários, assessores e técnicos do TRE. 

No relatório apresentado, a OEA cumprimentou a Justiça Eleitoral pela realização das eleições municipais num cenário complexo, com os múltiplos desafios impostos pela pandemia. 

Os integrantes da Missão observaram o processo de votação desde a abertura até o fechamento das urnas, a impressão de boletins de urna e a transmissão dos resultados. Destacaram o acerto de aumentar o horário de votação em uma hora, em razão da pandemia. Relataram que, apesar do atraso na totalização dos votos pelo TSE, a divulgação de resultados definitivos foi rápida e não comprometeu a integridade do sistema eleitoral. 

O profissionalismo dos mesários e outros colaboradores da Justiça Eleitoral também foi lembrado pelos observadores internacionais, que detalharam o plano de segurança sanitária aplicado nestas eleições em todos os locais de votação.  

A Missão registrou ainda que a participação política das mulheres é tímida, apesar de representarem a maioria do eleitorado, mas que têm sido adotadas medidas legislativas para estimular o maior engajamento feminino nos quadros institucionais. Além disso, a OEA elogiou as parcerias que a Justiça Eleitoral realizou com plataformas digitais, agências de checagem, empresas de telecomunicação, jornalistas e a sociedade civil para combater a disseminação de notícias falsas.  

“A Missão parabeniza a abertura, os esforços de diálogo permanente e a atuação do TSE, que implementou medidas de curto, médio e longo prazo, conseguindo ampliar o alcance de notícias verificadas e conscientizar os cidadãos”, diz o relatório, que termina reiterando o profissionalismo de autoridades eleitorais e funcionários, “pelas demonstradas transparência e receptividade à observação eleitoral internacional”. 

A Missão da OEA continua no Brasil para observar o segundo turno das eleições municipais, a ser realizado no dia 29 de novembro em 57 cidades, 16 delas no Estado de São Paulo. 

 

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido